Notícias

Vai-Vai recebe população para vacinação contra a Covid-19

Ação da Secretaria Municipal da Saúde aconteceu na última quarta, 19 de maio

Vacinação na Vai-VaiA escola de samba Vai-Vai abriu alas para a vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 19 de maio. A quadra da agremiação recebeu os profissionais da UBS Nossa Senhora do Brasil, localizada na Rua Almirante Marquês de Leão, para a realização da ação “Sambando com Saúde no Enfrentamento da Covid-19” da Coordenadoria Regional de Saúde Centro. A vacinação na Vai-Vai foi para pessoas do público-alvo que puderam ser imunizadas nesta data.

No mês de maio, quando se completam 133 anos de abolição da escravatura, a Coordenadoria Regional de Saúde Centro, coordenada por Paulete Secco Zular, idealizou diversas atividades, como lives sobre saúde da população negra e vacinação em duas escolas de samba. “Decidimos realizar essa ação com a Vai-Vai e Camisa, consideradas quilombos urbanos, quilombos de resistência, para mostrar que o samba também está na luta contra a covid”, diz Marcos Moreira da Costa, Interlocutor de Saúde da População Negra e Saúde do Imigrante. “Importante vacinar as pessoas em escolas de samba, onde as comunidades circulam e já tem o seu público”.

“Só com a vacinação o samba continua”

Marcos Santos (Guinho), diretor da Vai-Vai, elogiou muito a ação. “Escola de samba não é só folia, não é só carnaval. Agradecemos a confiança que nos depositaram em vir trazer uma ação dessa importância para nossa agremiação”, disse Guinho. “As pessoas ficaram felizes e emocionadas com a oportunidade de se vacinarem num local tão representativo. Estamos de braços apertos para ser novamente local de vacinação, caso a Secretaria precise”, complementa ele. Niltes Lopes, Coordenadora dos Projetos Sociais da Vai-Vai, falou que a vacinação na agremiação foi importante na região, pois ajudou a ampliar o acesso à imunização. “Nós, Escolas de Samba, também cumprimos nosso papel social, que vai além de sermos somente um polo de cultura e lazer. Somos o carnaval que ninguém vê! Estamos mudando isso com nossas ações sociais” disse Niltes.

Milena, integrante da Vai-Vai há mais de 30 anos, tem 58 anos e é hipertensa, o que a permitiu ser vacinada nesta data na escola de samba do seu coração. “A emoção está muito grande, estou aqui me segurando para não chorar. Valeu a pena eu esperar por esse momento maravilhoso, estou muito feliz por ter conseguido me vacinar e aqui na Vai-Vai”, diz ela.

“A vacina foi a materialização de uma esperança! Eu fiquei muito emocionada e feliz. Reacendeu um pouquinho da força de ação que a gente precisa ter nesse momento”, diz a psicóloga Telma Luiza de Azevedo, que também contou que não vê sua mãe e irmã há muito tempo e que usa a tecnologia para matar a saudade e conversar com elas.

O nutricionista Antônio Marcos Carneiro optou pela vacinação na Vai-Vai por considerar a quadra da escola um local de fácil acesso. “Sensação maravilhosa! É o momento que a gente esperava. Acho que todo mundo tem que se vacinar quando chegar sua vez. A vacina vai salvar vidas”, diz ele.

Bixiga é comunidade!

Sabendo da ação, o Pastor Daniel Checchio, do projeto social Kalebe, enviou 30 feijoadas para alimentar todos os trabalhadores desta ação de imunização. Os vacinados também ganharam máscara de proteção, barra de proteína doada pela Equipe de Corredores Tavares e todos saíram da quadra com uma bandeira da Escola de Samba Vai-Vai nas mãos. “Foi um dia histórico e muito importante para nossa Escola e para a nossa comunidade”, diz Guinho.