Vai-Vai recebe população para vacinação contra a Covid-19
Ação da Secretaria Municipal da Saúde aconteceu na última quarta, 19 de maio
A escola de samba Vai-Vai abriu alas para a vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 19 de maio. A quadra da agremiação recebeu os profissionais da UBS Nossa Senhora do Brasil, localizada na Rua Almirante Marquês de Leão, para a realização da ação “Sambando com Saúde no Enfrentamento da Covid-19” da Coordenadoria Regional de Saúde Centro. A vacinação na Vai-Vai foi para pessoas do público-alvo que puderam ser imunizadas nesta data.
No mês de maio, quando se completam 133 anos de abolição da escravatura, a Coordenadoria Regional de Saúde Centro, coordenada por Paulete Secco Zular, idealizou diversas atividades, como lives sobre saúde da população negra e vacinação em duas escolas de samba. “Decidimos realizar essa ação com a Vai-Vai e Camisa, consideradas quilombos urbanos, quilombos de resistência, para mostrar que o samba também está na luta contra a covid”, diz Marcos Moreira da Costa, Interlocutor de Saúde da População Negra e Saúde do Imigrante. “Importante vacinar as pessoas em escolas de samba, onde as comunidades circulam e já tem o seu público”.
“Só com a vacinação o samba continua”
Milena, integrante da Vai-Vai há mais de 30 anos, tem 58 anos e é hipertensa, o que a permitiu ser vacinada nesta data na escola de samba do seu coração. “A emoção está muito grande, estou aqui me segurando para não chorar. Valeu a pena eu esperar por esse momento maravilhoso, estou muito feliz por ter conseguido me vacinar e aqui na Vai-Vai”, diz ela.
O nutricionista Antônio Marcos Carneiro optou pela vacinação na Vai-Vai por considerar a quadra da escola um local de fácil acesso. “Sensação maravilhosa! É o momento que a gente esperava. Acho que todo mundo tem que se vacinar quando chegar sua vez. A vacina vai salvar vidas”, diz ele.
Bixiga é comunidade!