Teatro Sérgio Cardoso inicia comemorações dos seus 40 anos
Estreia será com show de Ana Cañas e exibição pela plataforma #CulturaEmCasa
Em outubro de 2020 o Teatro Sérgio Cardoso vai completar 40 anos de história e cultura. Para iniciar as comemorações, o teatro lança série que vai promover espetáculos em seu palco, mas sem plateia. O conteúdo será exibido pela palataforma #CulturaEmCasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte. E como a arte não pode parar, o episódio de lançamento será no próximo dia 10 de julho às 21h00 com a compositora e cantora Ana Cañas.
Todos os equipamentos culturais foram fechados durante essa pandemia como forma de evitar a propagação do coronavírus. Enquanto as autoridades não permitirem, o Teatro Sérgio Cardoso também seguirá com as portas fechadas ao público, mas com o palco aberto para a arte. Toda sexta-feira, às 21h00, será exibida uma apresentação de artistas que gravaram especiais no Teatro Sérgio Cardoso sem plateia, mas disponibilizando cultura e entretenimento, de qualidade e gratuito ao maior número de pessoas através do palco do novo normal: a internet.
A primeira temporada da série ‘Teatro Sérgio Cardoso 40 anos será composta por cinco episódios: Ana Cañas, Simoninha, pianista e compositor Vitor Araújo, atriz Lara Córdulla e palhaço Raul Barreto. Sozinhos no palco, mas despertando reflexões com o público em casa.
O Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no tradicional bairro do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Na ocasião, foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro.
“Nosso objetivo é que o conteúdo cultural disponibilizado na plataforma seja amplo e diverso. E que também possibilite experiências inéditas para os protagonistas da cultura e arte”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.
Sobre o #CulturaEmCasa
Lançada no dia 20 de abril, a plataforma #CulturaEmCasa registrou cerca de 850 mil acessos aos mais de 600 conteúdos disponibilizados, com mais de 102 mil horas de exibição contínua e tornou-se também um instrumento de geração de renda para o setor cultural de São Paulo.
O Festival #CulturaEmCasa apresentou lives de artistas como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé e André Abujamra, entre outros. As lives acontecem diariamente às 21h30.
O Intensivão #CulturaEmCasa disponibilizou uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, entre outros.
Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa lançou no último dia 29, o programa #Diálogos Necessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros serão moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. O #Diálogos Necessários é veiculado todas as segundas e quartas-feiras, às 17h00.
A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança, o Projeto Guri e a SP Companhia de Dança.
Fique conectado no #CulturaEmCasa