Notícias

Teatro Sérgio Cardoso comemora seus 40 anos de arte e história com programação especial

Claudia Raia, Nando Reis, Fafá de Belém, Personalidades do Bixiga são atrações

Teatro Sérgio CardosoNo dia 13 de outubro de 1980 o Teatro Sérgio Cardoso abria suas portas, bem no coração do Bixiga, para dar início a uma importante história nas artes do país. Foi nesta data que aconteceu o primeiro espetáculo, “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”, e agora já são 4 décadas de rica trajetória cultural. Para celebrar, o Teatro presenteia o público com 5 dias de atrações incríveis que serão transmitidas gratuitamente na plataforma #CulturaEmCasa.

As comemorações começam no dia 9 de outubro (sexta), às 21h00. Entre os destaques temos Claudia Raia, Elias Andreato, com o monólogo Oscar Wilde, Nando Reis, Fafá de Belém, Bixiga 70, João Carlos Martins, São Paulo Companhia de Dança, Balé Stagium e muito mais.

Teatro Sérgio Cardoso
Anderson Sono e Luiz Felipe no palco do Teatro Sérgio Cardoso em outubro de 2019, no concurso Rainha do Bixiga

A programação especial também vai homenagear o Bixiga, que também faz aniversário em outubro e é um dos principais territórios culturais da cidade. Artistas e personalidades que ajudaram a construir os 142 anos do bairro vão contar suas histórias. Entre eles estão Thobias, Luiz Felipe e Niltes (da Vai-Vai), Aldo Bueno (músico e ator), Anderson Sono (SamBV e Boêmios do Adoniran), Candinho Neto (Banda do Candinho), Milton Credídio – Tinin (Bloco Esfarrapado), Maurizio Bianchi (Bloco Esfarrapado), Solang Taverna (Cantina Conchetta), Gerson Rodrigues (DJ Gé – Club Madame) e Maria Eunice (Pastoral Afro Achiropita).

A programação de 40 anos do Teatro Sergio Cardoso você assiste na plataforma cultura em casa:
www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:
facebook.com/culturaemcasasp/
instagram.com/culturaemcasasp/
twitter.com/culturaemcasasp

Programação de aniversário de 40 anos do Teatro Sérgio Cardoso

Teatro Sérgio CardosoDia 09/10 – sexta-feira
21h00: Lirinha + João Leão
21h30: Laércio de Freitas

Dia 10/10 – sábado
21h00: Personalidades do Bixiga
21h30: Nando Reis “voz e violão” acompanhando por Sebastião Reis

Dia 11/10 – domingo
19h00: Espetáculo “Sonhos Vividos”, com Ballet Stagium
Depoimento de Marika Gidali
Disponibilização de vídeo “Dance lá que eu danço cá”, com Ballet Stagium
21h30: Oscar Wilde, com Elias Andreato

Dia 12/10 – segunda-feira
19h00: Casa do Hip-Hop Centro – Bixiga é Noiz
21h00: Personalidades do Bixiga
21h30: Bixiga 70

Dia 13/10 terça-feira
18h00: Dança Hoje, com São Paulo Companhia de Dança
19h00: João Carlos Martins
20h00: Sarau e nomeação: Sala Nydia Licia
Depoimento José Gregori
21h00: Fafá de Belém
22h00: Claudia Raia

História Teatro Sérgio Cardoso

Teatro Sérgio CardosoO Teatro Sergio Cardoso completa 40 anos de história em 2020. Foi inaugurado no dia 13 de outubro de 1980 com o espetáculo “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. A história deste teatro, porém, começa em 1954 quando Sergio Cardoso e sua esposa Nydia Licia caminhavam pela Rua Conselheiro Ramalho, no Bixiga, e descobriram o casarão abandonado do antigo Cine Teatro Espéria. No dia seguinte eles fizeram contato com os proprietários do imóvel, buscaram parceiros e em 1956 fundaram o Teatro Bela Vista, com o objetivo de ser o mais moderno da cidade de São Paulo.

A primeira peça do Teatro Bela Vista foi “Hamlet, Príncipe da Dinamarca”. Sérgio Cardoso foi o primeiro diretor brasileiro a dirigir e interpretar um texto de Shakespeare em São Paulo. Em 1960 o ator separa-se de Nydia Licia, sai da companhia e parte em excursão pelo Brasil. Nydia torna-se responsável pelo teatro até o início dos anos 70, quando o imóvel retorna para as mãos dos proprietários do terreno.

Teatro Sérgio CardosoNa década de 70 o Bixiga transpira cultura. Após o italiano Franco Zampari criar o TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) em 1948, diversos teatros surgiram na região, que ficou conhecida como Broadway Paulistana. O meio teatral faz então um apelo para que o governo compre o antigo Teatro Bela Vista, pedido aceito pelo então governador Laudo Natel, em 1971. No dia 18 de agosto de 1972 o ator Sérgio Cardoso morre vítima de um infarto fulminante. Como homenagem, o teatro ganha seu nome. Após interrupções e recomeços na obra, o teatro foi finalmente concluído em outubro de 1980.

Quem foi Sérgio Cardoso

Teatro Sérgio Cardoso
Ator Sérgio Cardoso – Foto: divulgação

Sérgio Fonseca de Mattos Cardoso, foi um dos mais importantes atores brasileiros, famoso por protagonizar novelas na televisão nas décadas de 1960 e 1970. Nasceu na cidade de Belém do Pará, formou-se em Direito no Rio de Janeiro e seu grande sonho era ser diplomata. Despertou para o teatro ao fazer Hamlet de Shakespeare, no Teatro Universitário do Rio de Janeiro. O sucesso foi tão grande que ele veio para o TBC, no Bixiga. Foi casado com a atriz Nydia Licia, com quem teve a filha Sílvia. Fez inúmeras novelas de sucesso na TV Tupi e TV Globo. Faleceu no dia 18 de agosto de 1972, vítima de um ataque cardíaco. Mais de 20 mil pessoas acompanharam o enterro do ator no Rio de Janeiro.