Escadaria do Jazz retorna em 2024 com show do Bixiga 70
Além do festival musical, evento agora tem feira de economia criativa
A Escadaria do Bixiga mais uma vez foi palco para um dos eventos mais aguardados do bairro, o Escadaria do Jazz. Em sua primeira edição em 2024, realizada no dia 01 de junho, o festival recebeu o Bixiga 70, um dos principais grupos instrumentais do país. A banda foi formada em 2010 em estúdio localizado no número 70 da Rua Treze de Maio e hoje faz sucesso internacionalmente. Além do Bixiga 70, Stefano Moliner e Anette Camargo também se apresentaram no palco do Escadaria e os DJs Birão Ramin e Mary G animaram público de aproximadamente 7 mil pessoas.
E o festival trouxe também uma novidade, a Feira Escadaria do Jazz, uma feira de economia criativa que ocupou a Praça Dom Orione, localizada bem em frente à Escadaria do Bixiga, com artesanato, decoração, moda, produtos naturais e comidinhas deliciosas. 80 expositores participaram da primeira edição da feira, com grande diversidade de produtos.
Sobre o Escadaria do Jazz
A primeira edição do evento aconteceu em 2014 com a proposta de ocupar espaços públicos na cidade. A Escadaria do Bixiga, apesar de ser uma edificação tombada pelo patrimônio histórico, vivia um momento de muita degradação e abandono. As edições mensais do evento levaram vida para a região e promoveram a revitalização do espaço.
O festival foi suspenso durante a pandemia e, por se tratar de evento independente, após a retomada não foi possível realizar edições mensais.
A edição de junho de 2024 ofereceu arte gratuita para a população e geração de renda para expositores, pequenos produtores e comércio local. Após o evento a equipe do Reciclaki Bela Vista realizou toda a limpeza da Escadaria do Bixiga e Praça Dom Orione e encaminhou os resíduos gerados para reciclagem.