Documentário Negros do Bixiga é exibido no Teatro Sergio Cardoso
Estreia tem participação de mais de 800 pessoas em sala principal lotada
‘Negros do Bixiga’, documentário que conta a história de 10 personalidades negras que vivem no território da Bela Vista, foi exibido nesta segunda-feira, 10, na sala principal do Teatro Sérgio Cardoso. Mais de 800 pessoas participaram do evento que contou com a participação de coletivos, artistas, vereadores e grande presença da comunidade.
Após a apresentação do documentário, Rinea BV, artista e uma das estrelas do documentário, subiu ao palco para apresentar a trilha original ‘Negros do Bixiga’ na companhia do MC Rod e do DJ Elvis.
A Bateria 013, com participação de Anderson Sono e Claytinho Dias, mais uma vez deu seu show e colocou toda a plateia para sambar.
O Bixiga é muito conhecido por sua colonização italiana, mas muito antes da chegada dos imigrantes, o povo negro já habitava essas terras. Fugidos de leilões de escravizados realizados no Vale do Anhangabaú, chegavam no Bixiga através do Rio Saracura e formaram um quilombo.
O projeto Negros do Bixiga nasceu da vontade de saber mais sobre a vida das pessoas negras que vivem no bairros, desde os tempos do Quilombo do Saracura até os dias atuais, e ajudaram a construir a história do Bixiga.
Os 10 entrevistados deste documentário são:
Dona Eloá
Tia Eliza
Helia Bispo Ba
Aguida Pereira
Rinea BV
Marcos Santos (Guinho)
Rose Almeida
Luiz Felipe
David Zambelli
Robinho Santana
Se você perdeu a exibição do documentário, siga @negrosdobixiga no Instagram e aguarde novidades.
Fotos: César Ogata (divulgação Negros do Bixiga)