Notícias

Bolo do Bixiga: A tradição continua viva

M1O aniversário de 463 anos da cidade de São Paulo vai ficar para sempre marcado na história do Bixiga. Neste último dia 25 de janeiro, quarta, a comunidade do bairro presenteou a cidade com uma lição de união, amor e tradição. Moradores, comerciantes e amigos se juntaram e novamente fizeram um bolo gigante para comemorar o aniversário da capital paulista.
Após uma convocação feita pelas redes sociais, as pessoas começaram a se mobilizar e no dia do evento cada pessoa levou um bolo, feito em sua própria residência e, de unidade em unidade, um enorme bolo com mais de 120 metros surgiu no meio da rua Rui Barbosa, bem no coração do bairro do Bixiga.

M2O evento contou com a presença de representantes de toda a comunidade como moradores, comerciantes e trabalhadores da região e diversos amigos do Bixiga. Além da grande atração, o bolo gigante, a festa teve ainda a apresentação de diversos artistas, banda da PMSP e show da Velha Guarda da Vai-Vai.

História

O primeiro Bolo do Bixiga aconteceu em 1986, quando São Paulo completou 432 anos. Armandinho Puglisi, um dos maiores personagens do Bixiga, teve a ideia de fazer um bolo para São Paulo e organizou a festa com a ajuda de toda a comunidade. Cada morador levou um pão-de-ló e eles foram colocados lado a lado, até que um grande bolo com 270 de extensão se formou. Assim como aconteceu esse ano.

Bolo-antigo---MatériaAnimados, a ideia dos organizadores era que a cada ano o bolo igualasse em metros a idade da cidade, algo que se tornou realidade anos depois quando o Bolo do Bixiga começou a receber patrocínio de várias empresas. Assim aconteceu até 2008, quando um programa humorístico incentivou uma guerra de bolo, fazendo com que a festa do Bixiga perdesse todos os colaboradores.

Evento

Desde 1996, dois anos após a morte de Armandinho, seu amigo Walter Taverna, presidente da Sodepro, organiza a festa do Bolo do Bixiga. Após a perda dos patrocinadores em 2008, quem foi ao bairro para comemorar o aniversário de São Paulo recebeu um pacote de bolo industrializado.

Mas o sonho de Seu Walter era que o bolo voltasse a ser produzido como mandava a tradição, ou seja, bolos caseiros com cobertura para que a população consumisse ali mesmo na festa de rua. “E nesses últimos 3 anos a gente vem pensando que a comunidade podia ajudar”, diz Taverna. E ajudou!

O bairro do Bixiga é um dos mais tradicionais de São Paulo. Tombado pelo patrimônio histórico, possui arquitetura preservada pela lei e sua cultura preservada pela luta de toda a comunidade que se orgulha de cada parte de sua história.

O Bixiga, que já foi o maior polo de cultura da capital, sendo conhecido em décadas passadas como Broadway Paulistana, vinha sofrendo com a degradação e com problemas socioeconômicos de um bairro localizado no centro de uma grande metrópole. Diversos movimentos de resgate e reconstrução de valores estão sendo organizados por moradores e agitadores culturais da região com o intuito de mudar essa realidade.

Para Thais Taverna, neta de seu Walter e organizadora do Bolo do Bixiga, esse evento representa o espírito do bairro de fazer com que o Bixiga seja um lugar melhor para todos. “Ver cada morador chegando com um bolo, pessoas conhecidas e outras com quem nunca tínhamos trocado uma só palavra, foi emocionante. Se elas se sensibilizaram, fizeram um bolo em suas casas e levaram até o evento é porque elas também acreditam que podemos fazer uma sociedade melhor”, diz Thais.