DestaqueNotícias

Moradores transformam lixão em praça no Bixiga

Paisagem da Rua Prof. Laerte Ramos de Carvalho é transformada por 4 amigos

Moradores e comerciantes da Rua Prof. Laerte Ramos de Carvalho realizam plantio de árvores e plantas em local que era um dos maiores pontos viciados de descarte irregular de resíduos do bairro. Até fevereiro de 2022, o entorno sofria com a grande quantidade de lixo, ratos, baratas, mau cheiro, que colocava a saúde das pessoas em risco e atrapalhava o comércio. O antigo “lixão” se transformou em praça graças a uma ação comunitária.

Quem passava pela rua, que faz cruzamento com a Rua Major Diogo, encontrava um cenário de total descaso, grandes quantidades de lixo, móveis e resíduos de obra descartados de forma indevida, situação que incomodava transeuntes, moradores e comerciantes.

Em fevereiro de 2022, a moradora Rosângela, técnica de enfermagem, estava grávida de seu segundo filho e, por querer que ele nascesse em um lugar melhor, resolveu agir. Num sábado, após a prefeitura efetuar a remoção do lixo, ela e o marido começaram a realizar o plantio de árvores e flores no local. A comerciante Antônia, proprietária de uma loja de fraldas do outro lado da rua, viu a movimentação e começou a ajudar.

O plantio no canteiro chamou a atenção de Irairton (Ton), síndico do prédio em frente ao local, que começou a ajudar com a limpeza, doação de vasos e compra de alguns materiais com dinheiro rateado entre moradores do edifício. Wilson, morador da Rua Major Diogo, tinha acabado de se aposentar e começou a ajudar na empreitada. Hoje ele ajuda diariamente no plantio e o estendeu até o outro quarteirão.

transformam lixão
Wilson, Rosângela e Tom, cuidando pessoalmente do jardim que criaram

As pessoas começaram a apreciar a transformação e a doar vasos, plantas e sacos de lixo. Um grupo de teatro chegou a realizar ensaios na plataforma do complexo e tatames foram doados para que crianças pudessem brincar.

Antônia comenta que sentiu melhora no movimento e que o local revitalizado atrai mais fregueses, benefícios que ela sente inclusive no bolso. A comerciante relata que as pessoas tinham receio de ir até seu estabelecimento. Um cliente chegou a dizer a ela que pesquisou por loja de fraldas na internet e se ele soubesse que ficava num lugar tão assustador, não teria ido até lá.

transformam lixão
Descarte de lixo na região – situação perdurou até fevereiro de 2022

O local era um dos maiores pontos de descarte irregular da região. Embora a prefeitura efetuasse a limpeza com frequência, muitos carros paravam durante a noite para despejar lixo, móveis, entulho. Do outro lado do canteiro há um Ecoponto, mas há um limite individual de descarte diário de 1 metro cúbico por pessoa. O que muitos não conseguem descartar no equipamento da prefeitura, acabam descartando nos arredores.

Irairton conta que já tinha tentado resolver o problema de diversas formas com a prefeitura. “Eu levei vários abaixo-assinados na prefeitura, só que eles carimbavam e colocavam na gaveta”, diz Ton. As solicitações ao poder público eram de transformar o espaço em área de lazer ou parque para crianças.

transformam lixão
Destaque para os vasos e paletes que decoram o local

Apesar da mudança que beneficia todo o entorno, o canteiro sofre com roubos de plantas, vasos e cadeiras. Por outro lado, as doações continuam. Os 4 colaboradores dizem que, mesmo com as dificuldades, é preciso agir. “Se você quer mudar, não muda só a terra. Você muda você mesmo primeiro para depois mudar a terra e ao seu redor”, diz Antônia.

Caso queira colaborar com a ação, basta procurar o síndico Ton no Edifício Marajó na Rua Professor Laerte Ramos de Carvalho, nº 43, ou a Antônia na loja de fraldas, no nº 17. Para continuar as melhorias, no momento o que eles mais precisam é de adubo e cimento.

Texto: Carlos Araújo