Prédio do TBC na Major Diogo será unidade do SESC
Histórico imóvel do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) será unidade do SESC
O SESC (Serviço Social do Comércio) firmou acordo com a FUNARTE, Fundação Nacional de Artes, e vai fazer do histórico edifício do Teatro Brasileiro de Comédia, uma nova unidade da instituição. A assinatura da cessão de uso do imóvel, localizado na Rua Major Diogo, nº 315, foi feita na última quarta-feira, 21 de dezembro, em contrato que permite o uso do prédio por 35 anos.
No contrato entre as instituições está a manutenção no nome TBC e da utilização do espaço para o teatro, devido a toda história que o imóvel carrega. A sala principal, com cerca de 250 lugares, vai dar continuidade à sua história e exibirá espetáculos teatrais. Outros espaços do imóvel, porém, devem abrigar atividades para crianças e idosos.
A unidade, que deverá ser chamada de SESC TBC, deverá ser inaugurada em 2030. Estima-se um prazo de 2 anos para a elaboração de um projeto arquitetônico e mais 6 anos para as obras.
O teatro moderno brasileiro nasce no Bixiga
Em 1948, o empresário italiano Franco Zampari se associa a um grupo de empresários de São Paulo e funda o TBC – Teatro Brasileiro de Comédia – que revolucionou as artes cênicas no país.
Pelo TBC passaram nomes como Cacilda Becker, Sérgio Cardoso, Nýdia Licia, Cleide Yáconis, Paulo Autran, Tônia Carreiro entre tantos outros. O teatro também foi responsável por plantar a semente da arte e da vida cultural no Bixiga, que por muito tempo foi chamado de Broadway Paulistana. Outros teatros como Teatro Oficina, Sérgio Cardoso, Ruth Escobar vieram na sequência e fazem escola até os dias atuais.
Em 2008 a FUNARTE, Fundação Nacional das Artes, assumiu a gestão do TBC, fechado desde o começo dos anos 2000. Algumas tentativas de reforma e reabertura do imóvel chegaram a ser iniciadas, mas não permitiram a abertura do espaço, que foi se deteriorando. As negociações com o SESC começaram em 2019 em acordo que foi assinado na última quarta, 21 de dezembro.
Este é mais um espaço que deverá dar vida à região que vem se transformando de forma positiva. Ao lado da Casa de Dona Yayá, imóvel que ficou fechado por anos e hoje é importante centro cultural do Bixiga, o SESC TBC será vizinho da Arena Bela Vista, projeto social que ocupou o baixio do Viaduto Júlio de Mesquita e virou uma escolinha de futebol que já colocou mais de 30 crianças em grandes clubes de futebol do país, e da Bateria 013, projeto social que ensina todos os instrumentos de uma bateria de escola de samba a quem quiser aprender.