Teatro Sérgio Cardoso comemora seus 40 anos de arte e história com programação especial
Claudia Raia, Nando Reis, Fafá de Belém, Personalidades do Bixiga são atrações
No dia 13 de outubro de 1980 o Teatro Sérgio Cardoso abria suas portas, bem no coração do Bixiga, para dar início a uma importante história nas artes do país. Foi nesta data que aconteceu o primeiro espetáculo, “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”, e agora já são 4 décadas de rica trajetória cultural. Para celebrar, o Teatro presenteia o público com 5 dias de atrações incríveis que serão transmitidas gratuitamente na plataforma #CulturaEmCasa.
As comemorações começam no dia 9 de outubro (sexta), às 21h00. Entre os destaques temos Claudia Raia, Elias Andreato, com o monólogo Oscar Wilde, Nando Reis, Fafá de Belém, Bixiga 70, João Carlos Martins, São Paulo Companhia de Dança, Balé Stagium e muito mais.
A programação especial também vai homenagear o Bixiga, que também faz aniversário em outubro e é um dos principais territórios culturais da cidade. Artistas e personalidades que ajudaram a construir os 142 anos do bairro vão contar suas histórias. Entre eles estão Thobias, Luiz Felipe e Niltes (da Vai-Vai), Aldo Bueno (músico e ator), Anderson Sono (SamBV e Boêmios do Adoniran), Candinho Neto (Banda do Candinho), Milton Credídio – Tinin (Bloco Esfarrapado), Maurizio Bianchi (Bloco Esfarrapado), Solang Taverna (Cantina Conchetta), Gerson Rodrigues (DJ Gé – Club Madame) e Maria Eunice (Pastoral Afro Achiropita).
A programação de 40 anos do Teatro Sergio Cardoso você assiste na plataforma cultura em casa:
www.culturaemcasa.com.br
Redes Sociais:
facebook.com/culturaemcasasp/
instagram.com/culturaemcasasp/
twitter.com/culturaemcasasp
Programação de aniversário de 40 anos do Teatro Sérgio Cardoso
Dia 09/10 – sexta-feira
21h00: Lirinha + João Leão
21h30: Laércio de Freitas
Dia 10/10 – sábado
21h00: Personalidades do Bixiga
21h30: Nando Reis “voz e violão” acompanhando por Sebastião Reis
Dia 11/10 – domingo
19h00: Espetáculo “Sonhos Vividos”, com Ballet Stagium
Depoimento de Marika Gidali
Disponibilização de vídeo “Dance lá que eu danço cá”, com Ballet Stagium
21h30: Oscar Wilde, com Elias Andreato
Dia 12/10 – segunda-feira
19h00: Casa do Hip-Hop Centro – Bixiga é Noiz
21h00: Personalidades do Bixiga
21h30: Bixiga 70
Dia 13/10 terça-feira
18h00: Dança Hoje, com São Paulo Companhia de Dança
19h00: João Carlos Martins
20h00: Sarau e nomeação: Sala Nydia Licia
Depoimento José Gregori
21h00: Fafá de Belém
22h00: Claudia Raia
História Teatro Sérgio Cardoso
O Teatro Sergio Cardoso completa 40 anos de história em 2020. Foi inaugurado no dia 13 de outubro de 1980 com o espetáculo “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. A história deste teatro, porém, começa em 1954 quando Sergio Cardoso e sua esposa Nydia Licia caminhavam pela Rua Conselheiro Ramalho, no Bixiga, e descobriram o casarão abandonado do antigo Cine Teatro Espéria. No dia seguinte eles fizeram contato com os proprietários do imóvel, buscaram parceiros e em 1956 fundaram o Teatro Bela Vista, com o objetivo de ser o mais moderno da cidade de São Paulo.
A primeira peça do Teatro Bela Vista foi “Hamlet, Príncipe da Dinamarca”. Sérgio Cardoso foi o primeiro diretor brasileiro a dirigir e interpretar um texto de Shakespeare em São Paulo. Em 1960 o ator separa-se de Nydia Licia, sai da companhia e parte em excursão pelo Brasil. Nydia torna-se responsável pelo teatro até o início dos anos 70, quando o imóvel retorna para as mãos dos proprietários do terreno.
Na década de 70 o Bixiga transpira cultura. Após o italiano Franco Zampari criar o TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) em 1948, diversos teatros surgiram na região, que ficou conhecida como Broadway Paulistana. O meio teatral faz então um apelo para que o governo compre o antigo Teatro Bela Vista, pedido aceito pelo então governador Laudo Natel, em 1971. No dia 18 de agosto de 1972 o ator Sérgio Cardoso morre vítima de um infarto fulminante. Como homenagem, o teatro ganha seu nome. Após interrupções e recomeços na obra, o teatro foi finalmente concluído em outubro de 1980.
Quem foi Sérgio Cardoso
Sérgio Fonseca de Mattos Cardoso, foi um dos mais importantes atores brasileiros, famoso por protagonizar novelas na televisão nas décadas de 1960 e 1970. Nasceu na cidade de Belém do Pará, formou-se em Direito no Rio de Janeiro e seu grande sonho era ser diplomata. Despertou para o teatro ao fazer Hamlet de Shakespeare, no Teatro Universitário do Rio de Janeiro. O sucesso foi tão grande que ele veio para o TBC, no Bixiga. Foi casado com a atriz Nydia Licia, com quem teve a filha Sílvia. Fez inúmeras novelas de sucesso na TV Tupi e TV Globo. Faleceu no dia 18 de agosto de 1972, vítima de um ataque cardíaco. Mais de 20 mil pessoas acompanharam o enterro do ator no Rio de Janeiro.