Notícias

Rua de Lazer completa um ano sem festa, mas com engajamento da Comunidade Maria José

Grafite de Feee Albuquerque simboliza: Bixiga é Cultura, Arte e Lazer.

No dia 28 de julho de 2019 a Bela Vista ganhava sua primeira Rua da Lazer. A Rua Maria José passou a ser fechada todos os domingos e feriados, das 10h00 às 16h00 para o trânsito de veículos e aberta para as pessoas. A via se tornou um importante espaço de lazer no bairro para a prática de diversos esportes, com brinquedos infláveis para crianças, atividades culturais, teatro e até cinema ao ar livre. Em 2020, devido à pandemia provocada pelo coronavírus, não teve festa para a comemoração deste 1º ano, mas teve a realização de um grafite do artista Feee Albuquerque que simboliza o que vem por aí: Bixiga é Cultura, Arte e Lazer.

Todos Somos Um

Uma das maiores conquistas desse primeiro ano de atividades foi o engajamento comunitário. Os moradores e comerciantes do entorno entenderam a necessidade de trabalhar juntos para transformar a rua num local melhor para todos. A ocupação do espaço público aproxima as pessoas, faz com que as crianças cresçam com mais opções de cultura e lazer e também conscientiza a população da importância de cuidar do espaço onde vivem.

  • Antes o local, quase esquina com a Cons. Carrão, era um ponto viciado de lixo...
  • ...mas a intervenção urbana fez deste lugar um ambiente mais alegre.
A via sofria com 2 graves pontos de descarte irregular de lixo. Após cobranças da comunidade, os 2 pontos passaram por revitalização. O ponto revitalizado na altura do Larguinho ainda sofre muita resistência, pois é basicamente ponto de descarte de carroceiros de fora do bairro. A comunidade, porém, não vai desistir dessa luta, até porque o Larguinho é o centro das atividades da Rua de Lazer. Já o ponto revitalizado na proximidade da esquina com a Rua Conselheiro Carrão transformou o local com cores e arte. A Magali, personagem do Maurício de Souza, faz o pedido “Vamos Manter a Limpeza do Local” e esperamos que a comunidade abrace essa causa.

A Rua Maria José é uma das mais antigas e tradicionais do bairro. Possui diversos imóveis tombados e foi batizada com o nome da mãe de Fernando Albuquerque, segundo marido de Eugênia Leite Braga, viúva de Antônio José Leite Braga, último dono dos Campos do Bixiga e responsável por dar início ao loteamento da região. Um dos maiores problemas dessa via, porém, é o lixo.

Pandemia

Durante a pandemia as atividades em todas as Ruas de Lazer da cidade foram suspensas como forma de evitar a aglomeração de pessoas e o contágio do vírus. A Comunidade Maria José se mobilizou então para realizar ações solidárias. “A gente se sentiu na obrigação de fazer alguma coisa para poder ajudar”, disse Jorge Luis, um dos idealizadores do projeto Rua de Lazer. Houve distribuição de ovos de páscoa para as crianças da rua e assistência à 75 famílias que foram afetadas com a pandemia com cestas básicas e produtos de higiene. Além disso, esta pausa está servindo para a elaboração de diversos projetos culturais para o futuro. Vem muita coisa boa por ai.

Siga a Rua de Lazer no Instagram para saber mais.

Instagram