Rua Adoniran Barbosa
Adoniran Barbosa foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e uma das maiores personalidades do Bixiga. Pseudônimo de João Rubinato, nasceu na cidade de Valinhos em 06 de agosto de 1910. Foi compositor, cantor, humorista e ator, sendo autor e intérprete do grande sucesso Trem das Onze, eleita a música símbolo de São Paulo. Adoniran foi muito elogiado também pela sua atuação no filme O Cangaceiro, de Lima Barreto, filme vencedor do principal prêmio no festival de Cannes em 1953.
Filho de imigrantes italianos, sua família morou em diversas cidades do interior paulista, até que o caçula da família Rubinato decidiu se estabelecer em São Paulo para tentar a carreira de cantor. Como a maioria das emissoras de rádio ficava no centro da capital, Adoniran Barbosa veio morar numa pensão na Rua 14 de Julho, e assim começava sua história com o Bixiga. Aqui neste bairro ele conheceu sua primeira esposa, Olga Krum, e casou-se na Igreja de Nossa Senhora Achiropita em 1936. Seu primeiro grande sucesso foi a música Saudosa Maloca, por sua experiência nos cortiços do bairro. Adoniran cantou e encantou, fez amigos e sempre manteve uma relação muito próxima com toda a comunidade. Sua memória está materializada na Praça Dom Orione, onde foi construído um busto em sua homenagem. Adoniran Barbosa ficou eternizado como o Poeta do Bixiga.
A via que leva seu nome é uma das mais curtas do bairro. Estreita para a passagem dos raros veículos que por lá trafegam, a Adoniran Barbosa é uma rua totalmente residencial, posicionada entre a Brigadeiro Luís Antônio e a Jaceguai.