Avenida 9 de Julho
9 de julho é a data que marca o início oficial da Revolução Constitucionalista de 1932, que teve como estopim a morte dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, ocorrida em 23 de Maio daquele ano. A batalha entre o Estado de São Paulo e o governo brasileiro tinha como grande objetivo impor que o presidente Getúlio Vargas promulgasse uma nova constituição. As duas datas são emblemáticas para a história de nosso estado. Até por isso as avenidas 23 de Maio e 9 de Julho simbolicamente nascem juntas, a partir da Praça da Bandeira.
A 9 de Julho liga o centro da cidade ao bairro do Itaim Bibi, cruzando a Avenida Paulista sob o MASP através do túnel Daher Cutait, carregando a marca de ser uma das principais vias do Bixiga. A avenida também conta com uma das mais importantes e antigas vias para ônibus da cidade. O “Corredor Santo Amaro-9 Julho” recebe 163 linhas que ligam rapidamente o Terminal Bandeira aos terminais Santo Amaro, Capelinha, João Dias, Guarapiranga e Grajaú.
Sob o asfalto desta avenida corre o Rio Saracura, importante para o nascimento do bairro, pois através de suas águas os negros conseguiam fugir dos mercados de escravos, que eram realizados na região no Anhangabaú, e nas suas margens formaram os quilombos urbanos. Quando os italianos chegaram na região do Bixiga, já havia uma grande população negra nas proximidades da 9 de Julho. Logo em seu início, próximo à Praça 14 Bis, se encontra o emblema máximo destas origens, a Escola de Samba Vai-Vai.