Rua Maria José recebe ‘Prêmio de Boas Práticas’ no VI Encontro Municipal de Ruas de Lazer de São Paulo
Prêmio é reconhecimento para rua que aos domingos fecha para carros e é aberta para pessoas
O SESC Vila Mariana recebeu neste sábado, dia 9 de novembro, o VI Encontro Municipal de Ruas de Lazer de São Paulo, cujo objetivo foi apresentar propostas e debater o programa como forma de ocupação do espaço público na cidade. A Rua de Lazer do Bixiga, a Maria José, recebeu o ‘Prêmio de Boas Práticas’ devido às suas inúmeras atividades e ao envolvimento comunitário.
A Rua Maria José tornou-se rua de lazer no dia 28 de julho de 2019. Agora todos os domingos e feriados, das 10h00 às 16h00, a via é fechada para o trânsito de veículos e aberta para diversas atividades para crianças e adultos. Entre as atividades estão futebol, volei, badminton, pingue-pongue, xadrez, entre outros. A rua conta também com professores voluntários e parceria do Cine-Quebrada, que exibe filmes ao ar livre no local.
Para o coordenador do Ruas de Lazer, Alan Queiroz, o programa é a maneira que o cidadão tem de resgatar as atividades lúdicas, esportivas, atividades físicas, práticas saudáveis no seu próprio bairro onde mora, transformando sua rua em um ambiente de convivência.
A participação da sociedade é fundamental para a efetivação das políticas públicas de esporte e lazer em São Paulo. O encontro foi aberto aos representantes de Conselhos de Moradores das Ruas de Lazer, educadores, recreadores, animadoras, estudantes, pesquisadores, organizações da sociedade civil e demais interessados.
Rua de Lazer na Maria José
Quando: Todo domingo
Horário: 10h00
Onde: Larguinho da Rua Maria José
Endereço: Rua Maria José, 400
Entrada: gratuita
Resumo: A Rua Maria José agora é Rua de Lazer. Todos os domingos e feriados, das 10h às 16h, a rua estará fechada para o trânsito de veículos e com diversas atividades para crianças e adultos. O programa Ruas de Lazer oferece à população a oportunidade de organização, execução e desfrute de atividades de lazer e recreação nas ruas da cidade, transformando-as em ambientes de convivência e estimulando a apropriação dos espaços públicos a partir da iniciativa dos munícipes.
Participe!