Domingo tem Nhoque da Sorte no Museu Memória do Bixiga
MUMBI abre suas portas para o resgate de uma tradição
Nhoque da Sorte
A lenda diz que em um dia 29 de dezembro, em um vilarejo da Itália, um senhor faminto pediu comida na casa de uma família muito pobre. O casal convidou o andarilho para sentar-se à mesa com todos e dividiu o pouco alimento que tinham, sendo que cada pessoa ficou com um punhado de sete nhoques. O senhor comeu, ficou muito agradecido e foi embora. Ao retirar a louça da mesa, o casal encontrou várias moedas de ouro embaixo dos pratos. A família havia sido visitada por São Pantaleão que os abençoou pelo gesto nobre de dividir a comida.
Agora todo dia 29 é dia de Nhoque da Sorte. Pegue seu prato, coma em pé as 7 primeiras unidades e faça um pedido. Depois pode se sentar para degustar o restante e coloque uma nota debaixo do prato. Ao terminar guarde o dinheiro em sua carteira e tenha fé para que seu pedido se realize.
E no próximo domingo, o Nhoque da Sorte será no MUMBI, onde tantas vezes o evento foi realizado no passado glorioso da cozinha do Museu.
O MUMBI, Museu Memória do Bixiga, foi fundado em 1981 por Armando Puglisi, que reuniu uma série de objetos doados por moradores do bairro em uma casa construída no início do século XX para preservar a cultura deste território histórico da cidade. O acervo conta com aproximadamente 3000 itens e 8 mil fotografias. Entre as preciosidades, o museu tem objetos pessoais de Adoniran Barbosa, fantasias antigas da Escola de Samba Vai-Vai, amolador de facas, rádios do século passado e muitos outros.
Após o falecimento de Armandinho, em 1994, o MUMBI passou por dificuldades e fechou as portas em 2000. Neste período ocorreu também uma ocupação irregular do imóvel. Em 2016 Diego Vieira, advogado e sobrinho-neto de Armandinho, assume a diretoria do Museu e começa um movimento de reabertura do espaço, que teve uma nova diretoria no ano seguinte, quando se iniciou uma série de ações.
Em negociações com o ocupante do imóvel, foi possível realizar algumas atividades no local, como a ajuda de voluntários e amigos, festa junina, palestras e também a abertura de portas para a ‘Fábrica de Restauro no Bixiga’, um projeto da Universidade Mackenzie que discute a importância do patrimônio e trabalha por sua conservação. No próximo dia 29, inclusive, vai acontecer o segundo encontro da Fábrica de Restauro, com atividades educativas.
O MUMBI agora é do Bixiga
Após ganho de causa na justiça, no começo do mês de julho deste ano foi feita a reintegração de posse da casa e o museu está totalmente entregue de volta para a comunidade. Diego Vieira diz que o sonho de Armandinho era que o local fosse um museu das pessoas e para as pessoas, e é nessa linha que ele pretende direcionar os novos rumos do MUMBI daqui pra frente.
“O Museu Memória do Bixiga deve ser um espaço vivo, um espaço de trocas e onde possamos exercitar o espírito comunitário e colaborativo que o Bixiga tem. Local em que todos possam se encontrar, se conhecer e onde juntos possamos dialogar e construir a comunidade que queremos”, diz Diego.
Apesar do Museu ter sido devolvido para a comunidade, no momento ele não conta com nenhum apoio, seja ele público ou privado. As contas do casarão (água, luz, impostos) estão sendo pagas pela diretoria do MUMBI com verbas particulares de cada membro. Muitas pessoas estão contribuindo com trabalho de forma voluntária, mas para que ele possa funcionar como deve e manter-se sempre aberto é preciso de muita coisa: limpeza, manutenção, água, material (copos, papel higiênico) e muito mais. Por esse motivo foi criada uma campanha de captação de recursos financeiros para manter o espaço funcionando periodicamente, abrindo aos finais de semana.
Seja um parceiro do MUMBI. Acesse o link do crownfounding e faça sua contribuição: benfeitoria.com/museudobixiga.
E existem muitas formas de ajudar a manter essa história viva. Uma delas é participar do Nhoque da Sorte, no próximo domingo!
Mangia che te fa bene!
Nhoque da Sorte é no Bixiga!
Nhoque da Sorte
Quando: Domingo – 29 de julho de 2018
Endereço: Rua dos Ingleses, 118Saiba mais: facebook.com/events/647742868933621/