Mulher Hoje: Evento no Bixiga debate os direitos da mulher
Phorte Educacional recebe evento no próximo sábado
No próximo sábado, 23, acontece a primeira edição do evento Mulher Hoje, organizado por entidades participantes da Rede Social Bela Vista, cujo objetivo é fomentar na comunidade a discussão sobre os direitos da mulher. O evento será realizado na Phorte Educacional, que fica na Rua Treze de Maio, 681, e apresentará debates, orientação jurídica, acolhimento de casais, exposição fotográfica, troca de livros, show, roda de capoeira, entre outros. O evento será aberto a todos, basta apenas levar o seu RG.
A abertura do evento acontece às 9h30 e será realizada por Romilda Almeida Correia, presidente da Associação Mulheres Unidas Venceremos, entidade assistencial que atende crianças e idosos no bairro do Bixiga. No dia 12 de março, Dona Romilda recebeu uma homenagem na Câmara Municipal de São Paulo, por ser uma grande mulher que faz a diferença em nossa comunidade. A banda do ABRACE, projeto que promove saúde, educação, qualificação profissional e qualidade de vida para famílias da Bela Vista, fará um show logo após a abertura do evento.
A seguintes atividades ocorrerão simultaneamente das 10h00 às 15h00:
- Orientação Jurídica com Pró Bono em 6 especialidades: Civil, Família, Consumidor, Trabalhista, Previdenciário e Pena;
- Acolhimento de Casais com COMEBI;
- Exposição fotográfica 30 anos da Confederação das Mulheres do Brasil – CMB;
- Troca de livros e leitura para crianças com Espaço Rocha 259 e palhaças da Associação de Mulheres Unidas Venceremos;
- Auriculoterapia e vacinação de febre amarela;
- Aferição de pressão, peso, altura e cálculo de IMC.
O primeiro debate do dia está previsto para às 10h30 e terá como tema ‘Saúde e Bem Estar da Mulher’. A pauta será ministrada pela Doutora Albertina Duarte, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado de São Paulo e fundadora da Confederação de Mulheres do Brasil, e Sheila Ventura, presidente da Associação de Pró-Falcêmicos.
‘Educação, Trabalho e Previdência’ será o tema do segundo debate do dia e será ministrado por Karina Sampaio, diretora da CMB e Sabrina Feitosa, diretora da UMES, Capitã Flávia, do 11º Batalhão da PM, e Carolina Borges, do Conselho Participativo da Vila Mariana. Está previsto para iniciar às 13h.
O almoço fica por conta do Minhoca da Casa Mestre Ananias. Ele, que é líder comunitário e membro da Rede Social Bela Vista, servirá seu delicioso e famoso Baião de Dois. O evento se encerra com Roda de Capoeira organizada por mulheres, mas aberta para a participação de pessoas de todos os gêneros.
Este será um dia de discussão sobre mulheres, mas não somente para elas. “Entendemos que é preciso incluir o homem nesta discussão. Somente com o homem ganhando consciência do papel da mulher na sociedade é que conseguiremos vencer as barreiras que a sociedade atual, desenvolvida numa estrutura patriarcal, nos impõe. E assim também conseguiremos demonstrar aos homens a força da mulher livre e o quanto a sociedade pode ser melhor com homens e mulheres livres e com todos seus direitos.” diz Gabriela Barbosa, organizadora do evento e membro da Rede Social Bela Vista.
Estão participando da organização do evento: ABRACE – Sírio Libanês, Associação de Mulheres Unidas Venceremos, Associação de Pró-Falcêmicos – APROFE, Casa Mestre Ananias, Comunidade Evangélica do Bixiga – COMEBI, Livraria Simples, Phorte Educacional, Pró Bono, SASF, UBS Nossa Senhora do Brasil, União Municipal dos Estudantes Secundaristas e moradores do bairro, todos membros da Rede Social Bela Vista. A Confederação das Mulheres do Brasil é a entidade convidada. Também estarão presentes no evento o 11° Batalhão da Polícia Militar, Atendentes do Doutor Tanaka, a Secretária da Mulher do Estado de São Paulo e o Conselho participativo da Vila Mariana.
Acesse a programação completa e confirme sua participação via Evento Mulher Hoje no Facebook.