Casa Mestre Ananias: Capoeira e centro de cultura nordestina no coração do Bixiga
Projeto social para todas as idades educa através dos saberes populares
A Casa Mestre Ananias, patrimônio do Bixiga, é um espaço de vivência que trabalha pela preservação da cultura afro-nordestina através da capoeira, do samba de roda e de diversos outros saberes populares. Este projeto social atende todas as idades, de crianças a idosos, oferece diversos cursos gratuitos para a comunidade e é mantido sem nenhum apoio público ou privado. A fonte de renda da Casa vem de suas quatro festas anuais. Uma delas será realizada no próximo domingo, dia 30 de junho. É a XI Festa Junias, com direito a todas as delícias nordestinas e forró rolando solto no bairro mais multicultural da cidade.
Fundada em 2007, a Casa Mestre Ananias se consolidou como importante ponto de cultura nordestino no Bixiga. O bairro ficou muito conhecido pela colonização italiana, mas a verdadeira história desse território se escreve também com negros e nordestinos. Hoje os casarões tombados do bairro são habitados, em sua maioria, por pessoas vindas da região Nordeste do país. A cultura nordestina está na gastronomia do bairro, na música e no sotaque. Tem mammas, mas tem mainhas também, oxente.
Mestre Ananias
Ananias Ferreira nasceu em 1924 na cidade de São Félix, Bahia, região de forte influência africana em solo brasileiro. Ainda jovem decidiu ir para Salvador em busca de melhores condições de vida. Na capital baiana foi acolhido por um dos maiores mestres da capoeira, Valdemar Liberdade. Chegou em São Paulo na década de 50 e tornou-se representante do Samba de Roda do Recôncavo Baiano na capital e do movimento de capoeiristas na Praça da República. Mestre Ananias faleceu em 2016, mas seu legado segue vivo no Bixiga.
Projeto Social
A Casa Mestre Ananias tem aulas gratuitas de pilates com samba de roda para a terceira idade. Para crianças e jovens de até 17 são oferecidos cursos de cerâmica, teatro, culinária e capoeira, todos com base em ensinamentos da cultura afro e nordestina. A única atividade paga da Casa é a aula de capoeira para adultos. Essa riqueza de ensinamentos culturais transborda pelas portas do lugar e se espalha por todo o bairro. Rodrigo Minhoca, um dos fundadores do projeto e atual gestor, leva sempre as atividades do espaço para todos os eventos culturais e pelas ruas do Bixiga, numa verdadeira integração com a comunidade.
“Dentro da Casa você não aprende só a jogar capoeira, são muitas coisas, são muitos significados. Quem vê de longe não imagina a importância do espaço para o bairro e para a nossa educação”, diz João, 15 anos, que está na Casa desde 2013.
Apesar da riqueza cultural e da importância social, o projeto funciona sem nenhum apoio público ou privado. O espaço é mantido basicamente com o dinheiro arrecadado nas 4 grandes festas da Casa. São elas:
- Festa de Aniversário da Casa Mestre Ananias (maio)/
- Festa Junina (junho)
- Cosme Damião (setembro)
- Homenagem ao Mestre Ananias (dezembro)
As festas são sempre abertas ao público que é recebido com muito samba de roda, embolada e forró.
Festa Junina
E no próximo domingo, dia 30 de junho, as portas da Casa se abrem para a XI Festa Junias, que já se consolidou como uma das maiores festas juninas do Bixiga. A rua estará fechada com brinquedos e gincana para as crianças. Apresentação do ‘Cacuriá e o Casamento na Roça’ com o grupo de teatro infantil da Casa.
Atrações Musicais:
- Forró de rabeca e quadrilha junina com ‘Acabocaria’;
- Os emboladores repentistas ‘Peneira e Sonhador’;
- Samba de roda com ‘Garoa do Recôncavo’.
XI Festa Junina na Casa Mestre Ananias
Quando: Domingo – 30 de junho
Horário: 14h00
Onde: Casa Mestre Ananias
Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 939
Entrada: gratuita
Resumo: Um dos arraiás mais esperados do Bixiga já tem data marcada, 30 de junho. Vai ter muita comida típica, forró da melhor qualidade, muita dança e a festança que só a Casa Mestre Ananias sabe fazer. Em breve mais