Notícias

Bolo do Bixiga no Aniversário de São Paulo tem mão da comunidade e presença do prefeito Bruno Covas

Shows com Língua de Trapo, Bateria 013, SamBV e Acabocaria animaram a festa

Bolo do BixigaNa última sexta-feira, 25 de janeiro, nosso bairro presenteou a cidade de São Paulo com o tradicional e gigante Bolo do Bixiga, que agora é produzido pela própria comunidade. A festa em comemoração aos 465 anos da maior Metrópole do país contou com a presença do prefeito Bruno Covas e shows que animaram o evento e fizeram o público cair na folia. Foram distribuídos aproximadamente 150 metros de bolo para um público estimado de 2 mil pessoas.

O Bolo do Bixiga, desde 2016, retomou o formato de sua origem, quando os bolos eram produzidos pela própria comunidade. Através do ‘boca a boca’ e das redes sociais as pessoas são convidadas a prepararem tudo em casa e levarem para a festa, onde juntos todos constroem o Bolo do Bixiga, que repousa gigante na Rua Rui Barbosa, local da tradicional festa.

  • Rainha do Bixiga, Ludmilla Bispo, lambuza prefeito Bruno Covas com cobertura de bolo
  • Antônio, da Arena Bela Vista, ajudou com a montagem do bolo
  • Muitos voluntários e voluntárias ajudaram a fazer a festa acontecer
  • Teve bolo decorado da Casa Mestre Ananias para o Bolo do Bixiga
  • O grupo Acabocaria agitou a festa com um forró gostoso
  • A turma do Mumbi, Museu Memória do Bixiga, também esteve presente
  • O melhor do samba abrilhantou a festa com a turma do SamBV
  • Teve cultura na festa, com o Fusca Literário para troca de livros
  • A benção do Padre Bogáz para o Bolo do Bixiga não poderia faltar
  • E o primeiro pedaço de bolo? Vai para quem?
  • Depois de salvar a princesa o Super Mário veio cortar o bolo no Bixiga
  • No Bixiga é assim: nosso bolo é servido carinhosamente de mão em mão
  • A Bateria 013 comandou o parabéns e animou a festa do Bolo com sua bateria poderosa
  • E para encerrar a festa teve o tradicional Língua de Trapo
Os bolos começaram a chegar por volta das 10h00 ao som do forró do grupo Acabocaria, que começou a esquentar o público na parte musical, sendo sucedidos pelo SamBV, que animou a galera com samba da melhor qualidade até as 11h50, quando o Padre Bogáz, da Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, fez uma belíssima oração. Quando o relógio já marcava meio-dia o prefeito Bruno Covas e alguns secretários municipais chegaram e a comunidade cantou parabéns para São Paulo ao som da Bateria 013, que levantou a galera. Após o ritual, o Bolo do Bixiga foi cuidadosamente cortado e distribuído na mão das pessoas por diversos voluntários. O clima de festa era tão amistoso que houve espaço até para que a Rainha do Bixiga, Ludmilla Bispo, passasse bolo no nariz do prefeito, que entrou na brincadeira e se divertiu, arrancando risos das pessoas em volta. Todas as pessoas que estavam presentes à festa comeram bolo, até que o show do Língua de Trapo encerrou o evento.

O número de presentes à festa foi estimado em duas mil pessoas | Bolo do Bixiga
O número de presentes à festa foi estimado em duas mil pessoas

O primeiro Bolo do Bixiga aconteceu em 1985 quando Armandinho Puglisi teve a ideia de fazer um bolo gigante para presentear a cidade que tantos imigrantes acolheu. Ele arrumou mesas e convocou as mammas da comunidade para prepararem tudo em casa e levarem no dia do evento, que foi um sucesso. Com o passar do tempo Armandinho conseguiu patrocinadores e realizou a festa até 1994, quando faleceu. Walter Taverna então assume a tarefa de continuar mantendo essa tradição.

Em 2009 a tradição foi interrompida e o gigante Bolo do Bixiga adormeceu depois que um programa de TV incentivou uma guerra de bolos no ano anterior, espantando os patrocinadores. Mas em 2016 moradores do bairro se uniram a Walter Taverna e resgataram a história. As mamas, as mainhas e os manos foram convocados. A comunidade participou em massa e com massa e o Bixiga fez novamente um bolo gigante para comemorar o aniversário de São Paulo.

Mais imagens do Bolo do Bixiga 2019:
Fotos: Maio Itapuã