Bixiga adere ao isolamento social e eventos são suspensos
Bixigue-se em casa: ajude o Bixiga a enfrentar a pandemia do Coronavírus
Pela primeira vez na história do Portal do Bixiga não publicaremos nossa programação semanal de eventos. O motivo é a suspensão de toda a programação devido à pandemia provocada pelo coronavírus. A COVID-19 chegou ao Brasil em fevereiro e até esta sexta-feira, 20 de março, já temos mais de 650 pessoas infectadas no país, sendo quase 300 no Estado de São Paulo, com 7 mortes confirmadas. O isolamento social no Bixiga também é uma realidade.
Nesta sexta-feira também entra em funcionamento o decreto da Prefeitura de São Paulo determinando o fechamento do comércio na cidade. Apenas farmácias, mercados, feiras livres e lojas de conveniência permanecem abertos. Padarias, bares e restaurantes também, desde que respeitem regras adicionais de higiene que lhes foram impostas. Na semana anterior o poder público já havia pedido a suspensão de todos os eventos esportivos, artísticos, culturais para evitar a aglomeração de pessoas. A ordem para esses dias difíceis é: Fique em casa e respeite o isolamento social.
A Itália, país de origem dos antepassados de boa parte da população do Bixiga, é a nação que mais sofre com a pandemia. O número de mortos por coronavírus na península ultrapassa o da China. Este é o momento de cuidarmos da nossa saúde e proteger as pessoas.
A Bela Vista tem dois Postos de Saúde no bairro que seguem com seu atendimento normal. As Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para atender casos suspeitos da COVID-19, mas muitas pessoas estão procurando os postos sem sintomas. O recado das autoridades neste momento é para que evitemos sobrecarregar o sistema de saúde. Procure uma UBS apenas caso sinta os sintomas característicos da COVID 19. O Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus SUS, que fornece todas as informações sobre a patologia causada pelo vírus. Até esta data não há nenhum caso da doença registrado em nosso bairro.
Postos de Saúde App: Coronavírus SUS
O Bixiga é centro cultural e gastronômico da cidade São Paulo, e esta semana tem todos os seus eventos suspensos. Boa parte do comércio e dos restaurantes também já está fechada. A principal atividade econômica do bairro foi atingida pelo vírus. Os profissionais da gastronomia, cultura, educação, esportes sabem que, por mais difícil que seja essa situação, o importante é manter as pessoas seguras.
Um dos eventos mais aguardados do bairro, o Escadaria do Jazz, teria sua primeira edição do ano no dia 14 de março, num especial dedicado às mulheres. Este foi o primeiro evento a ser adiado. “Uma decepção geral para o público, para as bancas e para nós, produtores. O público estava muito ansioso para o retorno do Escadaria, nesse dia só de mulheres tocando, mas a escalada do vírus não saía da minha cabeça. O melhor foi pensar nas pessoas e no Bixiga. Era hora da gente ser responsável”, diz Tim Ernani, produtor do Escadaria do Jazz. “Uma tristeza, mas vamos usar esse tempo para fazer algo positivo. Vamos pensar em algo para ajudar as bandas e nos reestruturar”, completa ele.
A Escola de Samba Vai-Vai faria neste sábado, 21 de março, a festa de comemoração da sua volta ao grupo de elite do Carnaval Paulistano, mas o evento também foi suspenso. A decisão foi tomada para priorizar a segurança e o bem-estar de todos. A Bateria 013, projeto social que ensina todos os instrumentos de bateria de uma escola de samba para crianças e adultos, também decidiu suspender suas atividades por tempo indeterminado. “Suspendemos as aulas nesse começo porque não sabemos como estarão as coisas até lá”, diz Guinho, responsável pelo projeto.
A Arena Bela Vista, projeto social e escola de futebol que atende mais de 300 crianças do bairro, também suspendeu suas atividades. “Vi que estava ficando perigoso, nem tanto para as crianças, pelo que tive de informação, mas eles podem pegar o vírus e levar para os avós, além de algumas crianças que sabemos ter problemas respiratórios”, diz Antônio Carlos, responsável pelo projeto. “Para as crianças está sendo difícil, elas querem vir jogar, mas estamos pedindo para que todos tenham paciência e aguardarem que no momento certo eles vão poder voltar”.
União e criatividade
Nesse momento tão delicado, tem muita coisa bacana acontecendo também. O Portal do Bixiga se uniu ao Vem Pra Liba e A Vida no Centro, canais de comunicação dos bairros centrais da capital, e juntos vão produzir conteúdos informativos para ajudar as pessoas a combater o coronavírus.
De uma coisa nós temos certeza, o Bixiga vai superar esse vírus e assim que pudermos sair para as ruas novamente, vamos encantar toda a cidade. Neste fim de semana seja criativo, faça algo em sua casa e não esqueça de marcar o @portaldobixiga. Vamos compartilhar bons momentos.
Bixiga: os melhores lugares, os melhores sabores e os melhores amores!