Rua Veloso Guerra
Manoel Veloso Guerra foi um espanhol dono de muitos imóveis na região central de São Paulo, inclusive na Rua dos Franceses, de onde foi morador. Dono de estabelecimentos comerciais na Rua Direita, foi um dos fundadores do Centro Espanhol de São Paulo. Faleceu em São Paulo, em 17 de janeiro de 1948, aos 67 anos de idade.
A Rua Veloso Guerra é uma pequena ligação entre a Rua dos Franceses e a Almirante Marques de Leão. São pouco mais de 170 metros de forte inclinação e de raro tráfego de veículos, visto que sua estreita via comporta a passagem de apenas um carro por vez. Possui apenas algumas casas residenciais, algumas no estilo de arquitetura tradicional do Bixiga, e outras de padrão mais elevado, e também uma pequena vila.
Atrás de algumas de suas casas algo curioso está praticamente escondido. Muito se fala nos Arcos da Rua Jandaia, também conhecidos como Arcos do Bixiga ou do Jânio, mas a Veloso Guerra também possui um muro de arrimo de cerca de 20 metros de altura e pelo menos 40 arcos, distribuídos em colunas com 3 separações cada. Sua construção é datada da década de 1920, sendo que anos depois um edifício foi construído em cima deles e um novo muro foi construído ali. Caminhando com atenção pela rua é possível avistar a obra.