Notícias

‘Bixiga Transformação Sustentável’ é apresentado para a comunidade

Lançamento contou com a presença de autoridades, moradores e representantes de entidades

Bixiga Transformação SustentávelO lançamento do projeto ‘Bixiga Transformação Sustentável’ foi realizado na noite desta terça-feira (23) na Faculdade Phorte, localizada na Rua Treze de Maio, 681. Este projeto foi criado para conscientizar a comunidade e tratar as causas do lixo espalhado pelas ruas do Bixiga, visando descobrir maneiras eficientes de efetuar o descarte correto, reduzir sua produção e reciclar. O lixo é considerado um dos maiores problemas do bairro da Bela Vista e o conjunto de ações proposto por um grupo de moradores do bairro pretende efetuar uma transformação na comunidade.

O evento contou com a presença de Roberto Arantes, subprefeito da Regional Sé, Fabio Mazzoneto, diretor da Faculdade Phorte, Andrea Nogueira, gerente do Centro de Pesquisa e Formação do SESC, padres Bogaz e Pedro da paróquia Nossa Senhora Achiropita, Pastor Daniel da Comunidade Evangélica do Bixiga, Adelino Ozores do Instituto Entre Rodas, vereador Gilberto Natalini e Walter Taverna, do Centro de Memória do Bixiga, a maior referência na batalha pela preservação do bairro. São criadores e realizadores do projetos os moradores Wellinton Souza, Nádia Garcia, Paula Lima e Gabriela Barbosa.

A primeira etapa do projeto foi a realização de um Mapeamento do Lixo nas Ruas do Bixiga. O bairro foi dividido em 7 regiões: Bixiga, Bixiga-Centro, Saracura, Itororó, 9 de Julho/Frei Caneca, Paulista e Viadutos. 91 ruas foram analisadas com registro fotográfico de todos os problemas encontrados. Wellinton e Nádia, responsáveis pelo mapeamento, também conversaram com moradores e comerciantes para estudar essa problemática. Este trabalho gerou um documento com a avaliação das 91 ruas. Os 30 locais com as piores avaliações foram escolhidos como área de trabalho do projeto.

O projeto Bixiga ‘Transformação Sustentável’ terá ações até o final do ano que incluem pesquisa presencial e on-line, ações de rua com mutirão de limpeza, revitalização de pontos viciados de lixo, atividades culturais e plantio de árvores. Também serão realizadas diversas palestras temáticas e reuniões abertas com a comunidade. No final do projeto um relatório detalhado será gerado. Os realizadores fizeram diversas articulações com o poder público, igrejas, escolas e espaços de cultura para que o projeto tenha sucesso. A pesquisa já está disponível para sua participação aqui.

Uma das ações do projeto é a criação da campanha #lacrabixiga, em parceria com o Instituto Entre Rodas. Adelino Ozores, diretor do Instituto, falou sobre a hashtag #nãoémito e que, sim, lacres de latinhas de alumínio podem ser trocados por cadeiras de rodas sob medida para crianças cadastradas no Entre Rodas. “Quando a criança ganha a cadeira e vai longe num empurrão de leve, vemos o sorriso, que nos traz satisfação e nos faz continuar dia a dia nesse projeto”, afirmou Ozores. Uma das metas do ‘Bixiga Transformação Sustentável’ é a criação de postos de coleta de lacres para que se consiga pelo menos uma cadeira de rodas para o projeto.

Para o lançamento do projeto, os realizadores do ‘Bixiga Transformação Sustentável’ contaram com o apoio de Antônio e Letícia da Faculdade Phorte, além do diretor Fábio Mazzoneto, além de Ieda, Jean, Rafael e Edson do Centro de Pesquisa e Formação do SESC, Maio e Carlos do Portal do Bixiga e de Jaime Souza, diretor do Bloco Esfarrapado, que colaborou em todas as etapas da realização do evento.

  • Andrea Nogueira (CPF-SESC): “a gente tem que agradecer muito a essa moçada que teve a ousadia e a força de começar a pensar na cidade”
  • Padre Pedro (Achiropita): “Precisamos acreditar, precisamos trabalhar, precisamos nos unir para que esse projeto continue e se desenvolva”
  • Padre Bogaz (Achiropita): “Estamos num momento em que a gente junta forças porque só assim que a gente pode fazer um bairro melhor”
  • Pastor Daniel (Comebi - Comunidade Evangélica do Bixiga): “O trabalho deles nasceu corretamente, indo no lugar, pesquisando, estudando”
  • Professor Fábio (Faculdade Phorte): “Esse é um projeto para o bairro que transcende toda essa situação, a gente vai gerar cultura”
  • Roberto Arantes (Subprefeito da Sé): “Nosso papel é mesmo de dar retaguarda para que essas ações funcionem. A prefeitura é responsável pela coleta, não é responsável pelo lixo"
  • Wellinton (Transformação Sustentável): “Esse projeto só será possível com a ajuda de todos. O lixo não tem classe social, é gerado por todos”
  • Nádia: “quando eu penso "será que vai dar certo?" eu penso na cidade de Medellin, na Colômbia, que passou de cidade mais violenta para a mais inovadora do mundo”
  • Paula (Transformação Sustentável): “Bixiga tem localização privilegiada, entretenimento, gastronomia, rica malha metroviária. Muita gente mora e passa por aqui, mas falta comprometimento”
  • Gilberto Natalini (vereador): "Se isso aqui caminhar, e eu tenho certeza de que vai caminhar e vai dar certo, será exemplo para a cidade inteira"
  • Adelino Ozores (Instituto Entre Rodas): "Não é querer um Bixiga melhor, mas querer pessoas melhores para o Bixiga, assim a gente vai ter um Bixiga melhor."
  • Evento contou com a presença de autoridades, moradores e representantes de entidades

A palavra mais falada entre os palestrantes foi ‘acreditar’. Muito foi dito sobre a necessidade de que todos acreditem na possibilidade de se mudar a cultura do descarte irregular e também educar as pessoas para que pratiquem a reciclagem, pois é assim que alcança um bairro melhor para todos os seus cidadãos. “É uma felicidade muito grande partilhar isso com vocês, abrir a nossa casa para dar essa condição de desenvolvimento”, disse o Professor Fábio, proprietário da Faculdade Phorte, patrocinadora do projeto.