Moradores pedem mais limpeza e segurança no Bixiga em 2019
O ano é novo, mas comunidade do bairro segue com os mesmos desejos de sempre
Todo início de ano as pessoas repetem um antigo ritual, que é a renovação de seus anseios em busca de uma vida melhor e nesse momento todo tipo de desejo é feito para que isso se concretize. E no Bixiga não é diferente. Uma promoção de fim de ano realizada pelas redes sociais do Portal do Bixiga perguntou quais eram os desejos das pessoas para nosso bairro em 2019 e a participação do público transformou a promoção em uma verdadeira enquete que mostrou que as pessoas sabem muito bem o que querem: limpeza e segurança no Bixiga.
Nossos seguidores foram convidados a responder à questão “o que você deseja para o Bixiga no próximo ano?”, postada no Facebook e também no Instagram do Portal. Temas relativos à limpeza foram citados por 43% das pessoas, enquanto problemas com a segurança do bairro ficaram no segundo lugar, sendo lembrados por 40% das pessoas. Em terceiro lugar, questões que envolvem melhora na auto-estima social foram tiveram 24% de citações, seguido por zeladoria e eventos e lazer, com 21% cada. A soma dos números extrapola a casa dos 100% pois cada pessoa tinha o direito de citar mais de um desejo. Os números completos podem ser encontrados no infográfico abaixo.
O aspecto limpeza, o mais citado pelos seguidores do Portal do Bixiga nas redes, apresentou um universo de respostas bem abrangente, com pedido por ruas menos sujas, melhor varrição e coleta e também por apelos para que a comunidade – moradores e comerciantes – faça sua parte ao não jogar lixo na rua fora do horário ou até mesmo coletar a sujeira produzida pelos animais de estimação em passeios pelas calçadas. Já no item segurança o desejo claro é por um bairro mais seguro e menos violento em 2019, sendo que algumas pessoas também clamam por um maior combate ao tráfico de drogas. “Menos violento e mais bem cuidado, inclusive pelos moradores”, pede a leitora Renata Gonçalves no Facebook, onde se concentraram a maior parte das participações.
Calçadas, citadas por quem cobra menos lixo no bairro, também foram lembradas pelas pessoas que participaram da enquete em questões envolvendo a zeladoria urbana e cobram uma melhora no estado geral de conservação, tema que apresentou a maior diversidade entre as respostas. Muitos dos participantes da ação cobraram melhorias na iluminação pública, bem como o combate ao excesso de barulho no Bixiga. No quesito “melhora na autoestima social” os pedidos eram por mais amor, paz, união, mas temas mais específicos também foram lembrados, como respeito aos deficientes físicos. Já no tema “eventos e lazer” os pedidos gerais foram por mais carnaval, samba, chorinho e eventos gratuitos em praças, itens que hoje já fazem do Bixiga um dos bairros mais alegres da cidade.