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Viadutos da Bela Vista aparecem em lista de risco

Estudo mostra que dez viadutos do bairro apresentam problemas em estrutura

O viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros no último dia 15 de novembro e travou o transito da capital voltou a chamar atenção para um grande problema da cidade de São Paulo, que é a conservação de suas pontes e viadutos. Aqui no Bixiga não é diferente, já que viadutos da Bela Vista aparecem no estudo “Obras de Arte Especiais – Pontes e Viadutos da Cidade de São Paulo”, de 2017 feito pela Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e Engenharia) e cujo objetivo era identificar problemas de má conservação, de concepção ou de ação do tempo em suas estruturas. Muitos deles são alvos de atenção e dois merecem cuidados especiais, o Major Quedinho e o Brigadeiro Luís Antônio.

Dos 185 viadutos da cidade 73 apresentaram problemas, sendo que 11 viadutos da Bela Vista são alvos de observações negativas no estudo. Os pontos citados são os mais diversos: drenagem, fissuras, instalação elétrica, passeio e ausência ou desgaste dos guarda-corpos, que são as grades que protegem o pedestre de queda, são os mais comuns. Presença de vegetação em estruturas de concreto e má conservação de escadas de acesso, com risco para quem precisa usá-las, também são problemas recorrentes. Em alguns casos as folgas entre as juntas dos viadutos, que servem para dilatação dos mesmos, se encontram cobertas por asfalto.

Após pintura, Viaduto Major Quedinho mostra boa aparência externa, mas estudo aponta problemas | Viadutos da Bela Vista
Após pintura, Viaduto Major Quedinho mostra boa aparência externa, mas estudo aponta problemas

No caso do Viaduto Major Quedinho o estudo chega a citar risco de choque elétrico para pessoas que passam pelo local devido a ausência de equipamentos de isolamento, desalinhamento nos guarda-corpos de granito e corrosão nos de metal, além de escadas com acúmulo de água que aumentam o risco de queda e órgãos de drenagem (bueiros) danificados e completamente obstruídos por lixo. São dois problemas de origem estrutural, quatro considerados funcionais e dois relativos à ações do tempo. O Viaduto Martinho Prado, de mesma origem, tem problemas parecidos.

Viaduto Brigadeiro Luís Antônio, com sua tradicional concentração de pontos de ônibus, será reformado pela prefeitura | Viadutos da Bela Vista
Viaduto Brigadeiro Luís Antônio, com sua tradicional concentração de pontos de ônibus, será reformado pela prefeitura

Já o Viaduto Brigadeiro Luís Antônio, que liga a principal via de trânsito do bairro ao Largo São Francisco, tem na umidade e nas fissuras os seus principais problemas. Eflorescências, que são manchas brancas causadas pelo excesso de umidade, são vistas em toda a parte inferior e uma das justificativas apresentadas pelo estudo é a ausência de um sistema hidráulico. A reportagem do Portal do Bixiga esteve presente em ambos os locais e foi constatado que recentemente suas estruturas inferiores foram pintadas, o que melhora a aparência dos mesmos.

Entre os outros problemas dos viadutos da Bela Vista citados no estudo ainda encontramos o caso do Doutor Plínio de Queiroz, onde é possível encontrar até mesmo estalactites na estrutura inferior, buracos no passeio e fios de energia elétrica expostos a umidade e em estágio de corrosão avançado.

VIaduto Júlio de Mesquita Filho, parte do Corredor Leste-Oeste, um dos principais e mais complicados do bairro | Viadutos da Bela Vista
VIaduto Júlio de Mesquita Filho, parte do Corredor Leste-Oeste, um dos principais e mais complicados do bairro

O Júlio de Mesquita Filho, do corredor Leste-Oeste e que em seu interior abriga projetos como o Bateria 013 e o Arena Bela Vista, apresenta problemas que vão desde águas ácidas que escorrem por seus vãos, vegetação aparente por corrosão do concreto e ausência de guarda-corpos não substituídos após acidentes de trânsito. Importante destacar no caso deste viaduto em especial que no ponto onde há o Sacolão Municipal Bela Vista a conservação é boa e que o espaço da Arena Bela Vista está sendo reformado, o que poderia indicar a solução de alguns problemas.

O estudo realizado pela Sinaenco é parte da Campanha Pela Manutenção do Ambiente Construído, que existe desde 2005 e segundo a entidade tem como objetivo alertar sociedade e governos sobre a importância de políticas permanentes de manutenção de equipamentos públicos e obras de arte urbanas.

Após o incidente com o viaduto que cedeu na via expressa da Marginal Pinheiros no último dia 15 de novembro, a prefeitura informou, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), que no último dia 9 de novembro foi aberta uma licitação para contratação de empresas que irão desenvolver projetos de requalificação e manutenção de 33 pontes e viadutos cujos casos são considerados críticos, entre eles o Major Quedinho e o Brigadeiro Luís Antônio. A definição das prioridades foi decidida em conjunto com o Sinaenco e em nota oficial a secretaria informa, ainda, que durante as vistorias não foram constatados riscos estruturais.

Análise de risco dos viadutos da Bela Vista segundo a Sinaenco:

  • 01 - Viaduto que homenageia Armandinho do Bixiga é um dos mais conhecidos da Bela Vista
  • 02 - Detalhe de infiltração e umidade no Viaduto Armando Puglisi (Armandinho do Bixiga)
  • 03 - Pontos de ônibus aumentam a circulação de pedestres no viaduto Brigadeiro
  • 04 - Viaduto Brigadeiro Luís Antônio é prioridade em programa de reformas da prefeitura
  • 05 - Detalhe do Viaduto do Café, que cruza a João Passalacqua e a Santo Antônio
  • 06 - Ferragens das estruturas do Viaduto do Café estão expostas devido a ação do tempo
  • 07 - Um dos lados da parte inferior do Viaduto do Café segue abandonado
  • 08 - Viaduto também é alvo de infiltrações e eflorescências
  • 09 - Infiltrações também chamam atenção no local
  • 10 - Detalhe dos grafites na saída da Consolação sentido Bixiga
  • 11 - Vista aérea do Júlio de Mesquita Filho, que é integra o Corredor Leste-Oeste
  • 12 - Baixios do Viaduto Júlio de Mesquita Filho seguem sendo ocupados por projetos sociais
  • 13 - Um dos exemplos é a Arena Bela Vista, onde crianças carentes aprendem a jogar futebol
  • 14 - Outro viaduto que deve ser reformado pela prefeitura é o Major Quedinho
  • 15 - A aparência externa do viaduto parece boa, mas há problemas listados no estudo
  • 16 - Detalhe da junta entre os setores do viaduto coberta por asfalto
  • 17 - A alta umidade faz com que a vegetação floresça em meio ao concreto, o que não é bom
  • 18 - Escadas também são alvo de atenção do estudo do SINAENCO
  • 19 - Risco de queda de pedestres é apontado no trabalho realizado pela entidade
  • 20 - Se o viaduto em si recebeu uma mão de tinta o mesmo não pode ser dito de suas escadas
  • 21 - Detalhe de fiação exposta no Viaduto Major Quedinho, aumentando o risco
  • 22 - Detalhe da junta de dilatação do Viaduto Major Quedinho
Armando Puglisi (Armandinho do Bixiga)
Localização: Rua 13 de Maio sobre a Brigadeiro Luís Antônio
Data da inspeção: 28/03/2017

Problemas apresentados:

  • Vegetação, infiltração de água e manchas de umidade e fissuras.
  • Passeio encontra-se inacessível à portadores de necessidades especiais.
  • O acesso ao passeio apresenta inconformidade com o que preconiza a Norma.

Beneficência Portuguesa
Localização: Rua João Julião sobre a 23 de Maio
Data da inspeção: 20/04/2017

Problemas apresentados:

  • Vegetação, infiltração de água e manchas de umidade, fissuras, calcinação do concreto e armadura exposta em estágio de corrosão.

Brigadeiro Luís Antônio
Localização: Entre o Largo São Francisco e a Brigadeiro Luís Antônio
Data da inspeção: 27/03/2017

Problemas apresentados:

  • Fissuras no pavimento asfáltico, áreas de ponto de ônibus com recapeamento, e outros locais da pista com fissuras.
  • Delaminação (destacamento) do concreto, empolamento da pintura.

Condessa de São Joaquim
Localização: Rua Condessa de São Joaquim sobre a 23 de Maio
Data da inspeção: 24/03/2017

Problemas apresentados:

  • Infiltração de água e manchas de umidade, vegetação, disgregação do concreto e armadura exposta em estágio de corrosão.
  • Disgregação do concreto e armadura exposta na escada de acesso a face superior do viaduto.
  • Presença de vegetação na estrutura.

Dona Paulina
Localização: Rua Dona Maria Paula sobre a 23 de Maio
Data da inspeção: 24/03/2017

Problemas apresentados:

  • Armadura exposta em estágio de corrosão avançado, disgregação do concreto, buracos no passeio, infiltração de água, vegetação e segregação do concreto.
  • Deterioração do reparo executado nos degraus da escada do viaduto.
  • Corrosão do guarda-corpo.
  • Ausência de placa com indicação de altura do viaduto.

Eusébio Stevaux
Localização: Avenida 9 de Julho sobre o Terminal Bandeira
Data da inspeção: 24/03/2017

Problemas apresentados:

  • Armadura exposta, fissuras, disgregação do concreto, recalque no pavimento sobre a junta de dilatação.
  • Deterioração do pavimento sobre a junta de dilatação.
  • Armadura exposta no passeio e na barreira rígida de concreto.

Plínio de Queiroz
Localização: Avenida 9 de Julho sobre a Praça 14 Bis
Data da inspeção: 28/03/2017

Problemas apresentados:

  • Barras de aço com perda de seção, vegetação, infiltração de água, estalactites e buracos no passeio.
  • Percolação de água nas justas de dilatação.
  • Manchas de umidade na face inferior da superestrutura.
  • Fios de energia elétrica expostos a umidade e armadura exposta na face inferior da superestrutura.
  • Fios de energia elétrica e da armadura exposta em estágio de corrosão avançado.

Jaceguai
Localização: Corredor Leste-Oeste sobre a 23 de Maio
Data da inspeção: 24/03/2017

Problemas apresentados:

  • Disgregação do concreto, infiltração de água, vegetação, buracos no passeio e armadura exposta em estágio de corrosão avançado.
  • Disgregação do concreto e manchas de umidade.
  • Deterioração do concreto da superestrutura e da mesoestrutura.
  • Armadura exposta em estágio de corrosão avançado (face inferior da superestrutura).

Júlio de Mesquita Filho/Viaduto do Café
Localização: Corredor Leste-Oeste, desde a Praça Roosevelt até a passagem sobre a Rua Major Diogo
Data da inspeção: 27/03/2017

Problemas apresentados:

  • Fissuras no pavimento asfáltico, juntas de dilatação deterioradas permitem percolação de águas ácidas e na parte inferior é visível o concreto fissurado, delaminado (destacado), e corrosão da armadura (armadura exposta).
  • Pavimento degradado com fissuras longitudinais, transversais, desintegração de material.
  • Falta de guarda-corpo em alguns pontos do viaduto devido a choque de veículos e corrosão generalizada.
  • Escorrências das águas ácidas provenientes do tabuleiro, e já com armadura exposta e com corrosão (também recobrimento insuficiente da armadura dos pilares).
  • Juntas de dilatação em mau estado – deterioradas, e algumas recobertas por camada de asfalto fissurada transversalmente.
  • Praticamente em todo o viaduto a parte inferior do tabuleiro não possui mais os equipamentos de iluminação nem os cabos elétricos.

Major Quedinho
Localização: Rua Major Quedinho sobre a 9 de Julho
Data da inspeção: 24/03/2017

Problemas apresentados:

  • Fissuras longitudinais e transversais no concreto visíveis na parte inferior do tabuleiro, e estas projetam-se na pista com revestimento de asfalto, inclusive com fissuras do tipo couro de jacaré.
  • Fissuração longitudinal e transversal.
  • Corrosão em vários pontos.
  • Fissuras verticais nas paredes dos encontros.
  • Não há acesso para inspeção.
  • Juntas de dilatação completamente obstruídas por asfalto.
  • Sistemas de iluminação com fiação elétrica exposta – perigo de choque elétrico.

Martinho Prado
Localização: Rua Martinho Prado sobre a 9 de Julho
Data da inspeção: 24/03/2017

Problemas apresentados:

  • Eflorescências, fuligem do escapamento dos veículos, delaminação (destacamento) do concreto, armadura exposta pontualmente com corrosão.
  • Fissuras, umidades, proliferação de vegetação, empolamento da pintura.
  • Fendilhação transversal.
  • Com fissuras e proliferação de vegetação.
  • Juntas de dilatação obstruídas por asfalto.