Ludmilla Bispo é eleita a Rainha do Bixiga 2018
Taiane Santos é a Musa do Bixiga e Maria Luiza de Oliveira é a Musa Terceira Idade
Na noite do dia 1º de novembro o Bixiga elegeu sua nova Rainha, Ludmilla Bispo Delgado Alvares, de 31 anos. O evento aconteceu no Teatro Sérgio Cardoso, que ficou lotado com a presença da comunidade. Ludmilla Bispo é moradora do Bixiga, ex-coordenadora do grupo de jovens da Achiropita e voluntária há muitos anos da festa. A bancária de 31 anos fez agradecimento especial a seu filho e disse que vai honrar o título de Rainha do Bixiga 2018.
O prêmio de Musa do Bixiga ficou com Taiane Santos da Silva, de 19 anos, e o de Musa Terceira Idade com Maria Luiza de Oliveira, de 60. Além do Concurso Rainha do Bixiga, tivemos a apresentação de um Desfile Sustentável, com roupas de festa feitas com material reciclável, show da Bateria 013 e homenagens a pessoas de destaque no bairro que ajudaram a escrever a história dos 140 anos do Bixiga.
Taiane Santos ficou muito surpresa com o título de Musa do Bixiga e suas primeiras palavras foram “gente, como assim eu ganhei?”. A estudante de 19 anos é moradora do bairro e é também a Mamãe Noel do tradicional Passeio do Papai Noel do Bixiga. Ela disse que vai representar bem a nova função adquirida neste bairro que ela tanto ama e pelo qual tanto luta. Já Maria Luiza de Oliveira mora e trabalha no Bixiga. A cabeleireira de 60 anos estava muito emocionada com o título de Musa Terceira Idade e disse que só tinha a agradecer à organização do concurso e ao Bixiga.
Rainha do Bixiga é um concurso cultural criado para valorizar a mulher do bairro mais tradicional de São Paulo. Ao todo 11 candidatas participaram do evento que foi dividido em duas categorias: Musa do Bixiga, com 4 participantes, e Musa Terceira Idade, com 7 participantes. A candidata com a maior nota entre todas as participantes recebeu o título de Rainha do Bixiga.
Conheça as participantes:
- Vera Lucia da Silva, 66 anos, moradora do bairro e participa das atividades da Casa São José da Achiropita;
- Stella Dantas dos Santos, 30 anos, nascida e criada na Bela Vista;
- Rosangela Dario, 61 anos, moradora do bairro e participa das atividades da Casa São José da Achiropita;
- Patrícia dos Santos Bandeira, 24 anos, moradora do Bixiga;
- Rosa Nunes Costa, 84 anos, moradora do bairro e participa das atividades da Casa São José da Achiropita;
- Ludmilla Bispo Delgado Alvares, 31 anos, moradora, ex-coordenadora do grupo de jovens da Achiropita e voluntária da festa;
- Maria Hilda Pereira, 63 anos, moradora e atriz do Bixiga;
- Rita Marcelino Silva, 71 anos, moradora do bairro e participa das atividades da Casa São José da Achiropita;
- Maria Luiza de Oliveira, 60 anos, mora e trabalha no Bixiga;
- Taiane Santos da Silva, 19 anos, moradora e Mamãe Noel do tradicional Passeio do Papai Noel do Bixiga;
- Deise Justino, 60 anos, moradora, ex-coordenadora do grupo de jovens da Achiropita e voluntária da festa.
Os jurados do evento foram:
- Angela Ferraz, artista plástica que entre tantos trabalhos restaurou a imagem de São José da Escadaria do Bixiga;
- Elenice Ryal Santucci, diretora da Layr Eletrodomésticos;
- Haroldo Lago, diretor do Jornal dos Bairros;
- Maria Paula Puglisi, filha de Armandinho Puglisi e responsável por implantar a Rede Social Bela Vista;
A apuração do Rainha do Bixiga foi feita por representantes da UMES SP, incluindo o presidente da instituição Lucas Chen, além das membros Sabrina, Maria, Thaynan e Nath. O concurso foi criado por Walter Taverna, presidente da Sodepro, com o intuito também de integrar a comunidade às festividades. “Porque é aqui que nós temos que fazer do nosso lugar o melhor lugar para se viver”, diz Taverna. O evento encerrou as comemorações do Aniversário do Bixiga, que no dia 1º de outubro comemorou 140 anos.
Uma das atrações do evento foi o Desfile Sustentável, com vestidos de festa feitos de material reciclável, que impressionou o público. Criado pelo professor de passarela Eduardo Araújo em 1996, hoje a ação está sob a responsabilidade de Lucia Madalena de Mello Fabro e da costureira/artista Vitorina Soares. As senhoras da Associação de Mulheres Unidas Venceremos passaram pela passarela com belíssimos vestidos feitos de sacos de lixo, gravatas velhas, plástico bolha, embalagem de papel de pão, plástico eletrônico, lacres de latinhas, embalagem de comida de gato, entre outros, mudando o nosso olhar sobre o lixo.
Esta foi também uma noite de homenagens. O Bixiga só resiste e mantém viva sua cultura e suas tradições graças à luta das pessoas que aqui vivem e participam. Vinte pessoas receberam o título de Cidadão do Bixiga pela contribuição que deram nos 140 anos de história do bairro mais tradicional de São Paulo.
Homenageados e homenageadas:
- Alexandre Leggieri, dos cannoli da Feira de Antiguidades do Bixiga;
- Antônio Carlos Júnior, da Arena Bela Vista;
- Agostinho Gomes dos Santos, o português da Padaria Camões;
- Áurea Amélia Caviquioli, voluntária dos eventos e representante da saúde;
- Cristóvão Gonçalves Pereira, da Achiropita;
- Daniel Checchio, pastor Daniel da Rede Social Bela Vista e Rede Social do Centro;
- Gerson Rodrigues, da Estação Madame e um dos maiores batalhadores pelo bairro;
- Gleison Pego, o Mineiro, conhecido como ‘a voz do Bixiga’;
- Inácia Alves Siqueira, benzedeira do Bixiga;
- Isis Souza Longo, professora da EMEF Celso Leite Ribeiro Filho que faz um belo trabalho com crianças com deficiência;
- Jenny Teixeira Francisco, homenagem póstuma para tia Jenny da Achiropita;
- Luciano Farias, presidente do Conseg Bela Vista;
- Marcos Santos, da Bateria 013;
- Maria Celeste Vilaça Fuzinato, a Mamma Celeste;
- Maria Eunice Oliveira Santos, da Pastoral Afro da Achiropita;
- Milton Credidio, o Tinin, fundador e presidente de honra do Bloco Esfarrapado;
- Odete da Costa Mercedes, homenagem póstuma para grande mulher da Velha Guarda da Vai-Vai;
- Sergio Mamberti, representando os teatros e atores do Bixiga;
- Severino João de Lima, ator, comentarista e pipoqueiro do Bixiga;
- Thobias da Vai-Vai, um dos maiores intérpretes do samba brasileiro.
Para entregar a premiação do Rainha do Bixiga foram chamadas ao palco a Rainha, a Princesa e as Musas do ano de 2017. Mary Prado, a Musa Plus Size 2017, disse que transborda de orgulho pelo título. “Não é só uma coroação, é representatividade”, diz Mary, que afirmou ter colhido muitos frutos e que vai continuar honrando o Bixiga.
Maria das Graças Possidônio, de 94 anos, Princesa do Bixiga 2017, disse que amou à primeira vista este bairro. “Bixiga é o bairro mais alegre de São Paulo”, diz ela, que encantou o público ao mandar beijos para a plateia. Já Zezé Queiroz, Musa Terceira Idade 2017, deixou um conselho para a nova corte 2018: “Reinem bem, tenham disposição para todos os eventos e sejam felizes!”.
Yasmin Rodrigues, a Rainha do Bixiga 2017, afirmou ter sido muito gratificante receber este título, que ela levou para fora do bairro e com ele conseguiu novas oportunidades. “Eu desejo para a próxima Rainha um futuro esplêndido”, diz a Rainha 2017.
Quem fez a alegria da festa mais uma vez foi a Bateria 013, galera do projeto social que ensina gratuitamente todos os instrumentos de uma bateria de escola de samba a quem quiser aprender, de crianças a idosos. A Bateria 013 está sempre presente em todos os eventos do bairro, representa a tradição do samba e contribui para que o Bixiga continue sendo um bairro especial e que é a memória da cidade de São Paulo.
Veja as imagens do concurso Rainha do Bixiga 2018