Museu Memória do Bixiga comemora 37 anos com inauguração de Fábrica de Restauro
Fechado desde 2000, museu reabre com novidades e parcerias
No próximo domingo, dia 29 de abril, o Museu Memória do Bixiga comemora seus 37 anos de existência e também inaugura o LAB Fábrica de Restauro – Bixiga, um projeto colaborativo de mobilização social para discutir o patrimônio histórico, material e imaterial, a sua conservação, seus sentidos e seus usos.
O território do Bixiga é o Museu, de fato, de toda essa história construída por negros, italianos, nordestinos, artistas e tantos outros personagens. Arquitetura, cultura, narrativa e memórias que lutam todos os dias por continuar sua existência. O Bixiga é um espaço de resistência cultural no meio da cidade de São Paulo.
O MUMBI, Museu Memória do Bixiga, foi criado em 1981 para preservar essa cultura. Armandinho Puglisi, o fundador, reuniu uma série de objetos doados por moradores do bairro em uma casa construída no início do século XX. O acervo do MUMBI conta com aproximadamente 1500 itens e 8 mil fotografias. Entre as preciosidades, o museu tem objetos de Adoniran Barbosa, fantasias da Escola de Samba Vai-Vai, sapatos de Carmem Miranda e garrafas usadas para o fornecimento de leite que, naquela época, era feito de porta em porta.
Após o falecimento de Armandinho Puglisi, em 1994, o Museu passou por dificuldades e teve de fechar as portas em 2000. Mas em 2016 foi iniciado um movimento de moradores para a sua reabertura e, em abril de 2017, o MUMBI elegeu uma nova diretoria, iniciando uma série de atividades pelo território.
E agora, comemorando os seus 37 anos de existência, o MUMBI faz uma importante parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que, juntos, lançam o LAB Fábrica de Restauro – Bixiga, cuja proposta é capacitar profissionais de todas as áreas (pintores, pedreiros, marceneiros, serralheiros, arquitetos, etc) para a prestação de serviço de restauro e engajar a comunidade na luta pela conservação dos espaços.
O Bixiga possui aproximadamente 900 imóveis tombados, mas essa proteção legal é apenas um dos três pilares em que a preservação do patrimônio histórico se sustenta. Nadia Somekh, professora emérita da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UPM e uma das idealizadoras do projeto, afirma que é preciso preservar nossa história por meio da arquitetura. “Devemos recuperar e valorizar as pré-existências arquitetônicas e a memória da cidade através de projetos participativos e includentes, conscientizando a sociedade da importância do seu valor social e econômico para os bens culturais”. diz Nadia
E como no Bixiga tudo acaba em festa, após o evento de lançamento do LAB no MUMBI, vai ter um jantar de celebração no Catzo Boteco Italiano, localizado bem ao lado da Escadaria do Bixiga, onde será servido o famoso Nhoque da Sorte. Diz a lenda italiana que é preciso comer um prato de nhoque no dia 29, colocando uma nota de dinheiro debaixo do prato e mentalizando um pedido especial.
Anote ai:
MUMBI 37 anos e Lançamento da Fábrica de Restauro no Bixiga
Quando: Domingo – 29 de abril
Horário: 13h00 às 18h00
Onde: MUMBI, Museu Memória do Bixiga
Endereço: Rua dos Ingleses, 118