Banda Aláfia lança vídeoclipe da música Saracura no aniversário do Bixiga
Dia 01 de outubro, data em que o Bixiga comemora seus 139 anos, a banda Aláfia fará o lançamento do clipe da música ‘Saracura’ na casa Mundo Pensante.
A letra da música é de Eduardo Brechó, inspirada nos tempos em que morou nas proximidades do Saracura. Ele interpreta a canção ao lado da cantora Luísa Maita, que também tem uma história com a Bela Vista, pois seu pai foi um comerciante local e parte de sua infância se passou nessas ruas.
A criação e direção do clipe foi feita pela cineasta Thais Taverna, nascida e criada na região e neta de Walter Taverna, uma das mais importantes personalidades do bairro, que tem toda uma vida de luta pelas tradições do Bixiga. Foi na letra da música e em toda sua vivência por “cada pedaço iluminado pelos fachos” de suas andanças por essas terras que a cineasta encontrou a representação nua e crua da Saracura.
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”15″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”1″ thumbnail_width=”600″ thumbnail_height=”300″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”1″ number_of_columns=”1″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”1″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”Imagens da gravação do videoclipe:” template=”default” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]Saracura é o nome do rio que tem sua nascente na Rua Almirante Marquês de Leão e hoje corre canalizado sob o Bixiga. Seu nome foi dado em homenagem a um pássaro de pernas finas que existia em abundância no local no início do século passado. Quando ainda era uma chácara, o lugar foi refúgio de escravos que fugiam dos leilões realizados no centro da cidade de São Paulo. Pelo rio chegavam nessas terras e formaram quilombos urbanos. A região é chão da Escola de Samba Vai-Vai e da cultura negra no bairro da Bela Vista.
O rio agora corre escondido, mas Saracura torna-se, assim como o Bixiga, uma região não oficial nos mapas, mas que é o estado de espírito de um povo que “ostenta orgulho e faz gente querer voar”
Lançamento do videoclipe da música ‘Saracura’:
Banda Aláfia
Quando: 01 de outubro, a partir das 17h
Onde: Mundo Pensante – Rua Treze de Maio, 830
Saiba Mais: https://www.facebook.com/events/238872426641319
Assista o clipe:
Letra:
Cada rachadura marginal
Deste riacho
Que me agacho e beijo
E me acho
Junto de Deus
Cada pedaço iluminado
Pelos fachos
Que driblam diachos
Altos e baixos arranha céus
Saracura do meu coração
Cada ligadura deste chão
Ostenta orgulho
E faz gente querer voar
Bela Vista
Onde 13 de Maio não
Cruza com Abolição
Quilombo urbano de casarão em casarão
Cada rachadura marginal
Deste sapato engraxado
Alvinegro
Debaixo do mais belo mestre sala
Cada esquina esculachada
Que dá nome à redenção
Saracura
Onde o samba se dá em cachos
Desde os tempos de cordão
Desde os tempos do cae cae e de Henricão
As estrelas são lustres da quadra
No infinito do teto teu
Só o céu e o chão.
Saracura do meu coração
Cada ligadura deste chão
Ostenta orgulho
E faz gente querer voar
Bela Vista
Onde 13 de Maio não
Cruza com Abolição
Quilombo urbano de casarão em casarão e casarão
Cada rachadura marginal deste asfalto
Desfilaram Pés Rachados,
Pato Nagua, Armandinho, Madruga e Zelão,
Oswaldinho e Geraldão Amado Maita e Nelsão
Itamar Assumpção
Branca de Neve e Mano Brown Sabotage e Região Abissal