93ª Festa de N. Sra. Achiropita receberá 25 mil pessoas por noite
Mais uma vez a festa agita o bairro nos finais de semana de agosto e em 1º de setembro
O maior evento do Bixiga começa no dia 3 de agosto. É a 93ª Festa de Nossa Senhora Achiropita, que acontecerá nos finais de semana de agosto e no dia 1º de setembro. Sob as bênçãos da padroeira do bairro, as delícias e demais atrações colocam a festa como parte do calendário de eventos turísticos oficiais da Secretaria de Turismo da cidade de São Paulo e atrai caravanas de outras localidades. São mais de 1000 voluntários trabalhando de Nossa Senhora Achiropita.
Neste ano de 2019 a organização da festa espera um público rotativo de cerca de 25 mil pessoas por dia que, multiplicadas pelas 10 noites de evento, trarão uma multidão para as ruas do Bixiga. Tudo isso atrás de 36 barracas que servirão as mais deliciosas comidas típicas italianas, a tradicional rifa que sorteará um carro 0km e o famoso queijo provolone de dois metros de comprimento, além de atrações internas na cantina da igreja e bênçãos de hora em hora, sendo que a igreja também fica sempre lotada de fiéis. Aos sábados a festa começa às 18h00 e segue até a meia noite, enquanto aos domingos acontece entre 17h30 e 22h30, sempre entre as ruas Treze de Maio, São Vicente e Dr. Luís Barreto.
As comidas servidas na festa são um capítulo à parte e deixam as pessoas simplesmente apaixonadas. O destaque fica com a melhor fogazza da cidade, cuja linha de produção conta com aproximadamente 200 pessoas, mas também tem fricazza, polenta, antepasto, peperoni, macarrão, pizza, calabresa e diversos tipos de doces, inclusive os típicos italianos. Para beber tem chopp, refrigerante e vinho do bom. Serão consumidos aproximadamente 18 mil quilos de farinha de trigo, 11 mil quilos de macarrão, 6 mil latas de óleo, 10 mil litros de vinho e 7 mil quilos de linguiça calabresa. Tudo preparado com o mais tradicional capricho, principal característica da gastronomia do Bixiga.
O acesso à Festa de Nossa Senhora Achiropita é totalmente gratuito, você só paga pelo que consume, principalmente para ajudar as obras sociais. Mas caso você queira conhecer a festa por dentro, também é possível adquirir ingressos para a cantina da igreja, que funcionará das 20h00 à meia noite no sábado e também das 19h00 às 23h00 no domingo. Na cantina haverá o tradicional mesão com deliciosos pratos frios e quentes preparados pelas “mammas” da paróquia, que servirão espaguete à moda Achiropita, antepasti, polenta, sardela, fricazza, peperoni e muito mais. Informações sobre ingressos podem ser adquiridas no site da igreja.
Nada é em vão. Na 93ª Festa de Nossa Senhora Achiropita mais uma vez você vai se divertir, se deliciar com as melhores comidas típicas italianas e ainda contribuir para um bairro melhor.